Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 16/11/2020

Como cozinhar batata-doce no micro-ondas em poucos minutos

Existem inúmeras maneiras de como cozinhar batata doce no dia a dia! Você pode preparar receitas de purê, escondidinho, refogado, ensopado e também apostar na batata frita, cozida ou assada com outros vegetais. Mas você sabe como cozinhar batata doce no micro-ondas? Esse tipo de batata, em especial, é uma das mais nutritivas, e costuma ser usada em dietas de atletas ou de quem pratica muito exercício físico. Aqui, nós separamos dicas para cozinhar batata doce com casca em poucos minutos, seguindo um truque bem simples. Dá uma olhada!

Como cozinhar batata-doce no micro-ondas de forma rápida

A principal dica para cozinhar a batata-doce no micro-ondas de forma rápida e segura (sem correr o risco de ela estourar) é prestar atenção no tempo selecionado e seguir um truque bem simples. Confira o nosso passo a passo:

1. Pegue uma batata-doce inteira (ainda com casca), lave-a, seque em seguida e, então, faça furos em alguns pontos com a ajuda de um garfo. Isso evita que a batata acabe estourando sem querer;

2. Enrole-a bem com um papel toalha e, em seguida, umedeça o papel, de modo que ele fique todo molhado e grudado na batata;

3. Posicione a batata (já enrolada no papel molhado) em cima de um prato e leve para o micro-ondas em potência máxima pelo período de 4 minutos;

4. Passado o tempo, vire a batata no prato e, então, leve-a novamente ao micro-ondas por mais 4 minutos. Depois, basta tirá-la do papel e servir da forma que preferir. Prontinho!

Como se cozinha batata doce: temperos como sal e alecrim garantem sabor ao tubérculo

Depois de cozinhar a batata-doce no micro-ondas, a nossa sugestão é cortá-la em rodelas e, então, adicionar os temperos de sua preferência. Você pode colocar um pouco de sal, azeite, pimenta-do-reino moída, alecrim e o que mais preferir! Para fazer uma refeição mais completa, nutritiva e prática, uma boa dica é servir a batata com uma salada verde e uma carne (como frango grelhado).

Cozinhar batata no micro-ondas: não é só a batata doce que pode ser preparada dessa forma

Além de fazer batata-doce cozida, você também pode preparar outras receitas (com diferentes tipos de batata) usando o micro-ondas. Para fazer purê, por exemplo, basta descascar a batata inglesa, colocá-la em um prato, fazer furos com o garfo e, em seguida, levá-la para cozinhar no micro-ondas por 6 minutos. Depois, é só amassar e acrescentar outros ingredientes (como leite, manteiga e temperos).

Você também pode fazer batata inglesa cozida ou recheada no micro-ondas. Neste caso, siga o mesmo esquema da batata-doce: faça furos com o garfo, enrole o alimento no papel toalha molhado, deixe cozinhar no micro-ondas por um total de 8 minutos e, depois, corte horizontalmente para rechear ou servir em rodelas. Essas opções são deliciosas e super-rápidas de preparar!

Matéria publicada em 16/11/2020

Atualizada em 12/01/2023