Alimentação

Como cortar cebola em cubos, rodelas e outras 3 maneiras

Aprenda a cortar cebola em rodelas, cubinhos, pétalas e mais.
Aprenda a cortar cebola em rodelas, cubinhos, pétalas e mais.

Não há dúvidas de que a cebola é um dos temperos preferidos dos brasileiros. Mas você sabe como cortar cebola de diferentes jeitos ou está acostumado a usar sempre o mesmo corte? Esse alimento não é versátil apenas no paladar, combinando com os mais diversos tipos de receitas. Ele também é versátil na forma de ser preparado ao utilizar diversos tipos de corte. Existem maneiras de como cortar cabelo em cubos, em rodelas, tiras e até em pétalas! Se você tem vontade de saber como cortar cebola de jeitos variados, confira as instruções a seguir!

Como cortar cebola em tiras: aprenda a fazer cortes fininhos de cebola

Saber como cortar cebola em tiras é importante não só para esse alimento, mas por ser um corte frequente em outros legumes. Também conhecido como corte Julienne, o corte em tiras fica perfeito em sanduíches. Para saber como cortar cebola em tiras, siga esse passo a passo: primeiro, divida a cebola ao meio. Depois corte somente a ponta de baixo e preserve a raiz (isso é importante para que a cebola fique presa à raiz e não desmanche na hora de cortar). Retire a casca e pegue uma das metades da cebola. Apoie a base em uma tábua e faça cortes fininhos no sentido do comprimento - ou seja, da raiz até a base. Quando terminar, basta cortar a raiz e pronto! Você terá várias tirinhas de cebola.

Como cortar cebola em cubos: a forma mais prática de preparar o alimento

Também conhecido como corte Brunoise, a opção de como cortar cebola em cubos é uma maneira rápida e prática de preparar o alimento. Como os pedaços ficam pequenos e uniformes, o cozimento de todas as partes acontece por igual, facilitando o preparo de uma receita. Para saber como cortar cebola em cubos é bem fácil: você deve fazer exatamente o que é feito no corte de cebola em tiras, mas sem retirar a raiz no final. Após fazer os cortes fininhos no sentido do comprimento, você fará dois cortes na horizontal, com cuidado para não cortar a raiz. Então, você fará cortes paralelos no sentido da largura da cebola. Assim que você cortar, terá seus cubinhos prontos para serem usados em molhos, ensopados e sopas.

Como cortar cebola em rodelas: os famosos anéis de cebola são fáceis de fazer

Você sabe como cortar cebola em rodelas? Esse corte clássico também conhecido como anéis de cebola é a combinação perfeita para seu hambúrguer, para acompanhar um bife acebolado e para diversas outras receitas. A dica de como cortar cebola em rodelas é bem fácil: Primeiro corte a ponta, mantendo a raiz, e descasque a cebola. Dessa vez não é necessário cortar a cebola ao meio. Basta apoiá-la na tábua e fazer cortes paralelos indo na direção da base até a raiz. É só isso! A espessura de cada anel de cebola é você quem decide, cortando pedaços mais grossos ou mais finos. Viu como cortar cebola em rodelas é fácil?

Como cortar cebola em meia-lua: parecido com as rodelas, a meia-lua é a versão dos anéis cortados ao meio

A forma como cortar cebola em meia-lua é praticamente igual a como cortar cebola em rodelas. Lembra que no corte em rodelas você não divide a cebola ao meio? Essa é a diferença para o corte meia-lua! O primeiro passo é dividir a cebola em duas partes, cortar a ponta, manter a raiz e descascar. Então é só fazer o mesmo corte da cebola em rodelas: cortes paralelos indo da base até a raiz. Faça primeiro em uma metade e depois na outra. Prontinho! Agora você já sabe como cortar cebola em meia-lua.

Como cortar cebola em pétalas: a opção perfeita para aquele churrasquinho fim de semana

O corte de cebola em pétalas é o mais diferente que tem. São pedaços menorzinhos e ficam maravilhosos como espetinhos ou em churrascos. Para começar, divida a cebola ao meio. Corte a ponta e, dessa vez, corte a raiz também. Após descascar, você dividirá cada metade da cebola ao meio novamente. Então, é só destacar as pétalas em cada parte. Saber como cortar cebola em pétalas é bem mais fácil do que parece, né?

Matérias: Alimentação

Ver mais