Economia do lar

Como conservar queijo fresco, meia cura e curado? As técnicas que valem a pena conhecer

Para conservar queijo meia cura ou curado, uma boa dica é envolvê-lo em plástico filme (ou guardar em um pote fechado) e colocá-lo em uma prateleira não tão refrigerada da geladeira
Para conservar queijo meia cura ou curado, uma boa dica é envolvê-lo em plástico filme (ou guardar em um pote fechado) e colocá-lo em uma prateleira não tão refrigerada da geladeira

Servir uma tábua com diferentes tipos de queijos e frios é uma ótima alternativa de aperitivo! Só que quando sobra um pouco dos ingredientes, fica a dúvida de como guardá-los da maneira correta. Para te ajudar no armazenamento de frios, nós preparamos uma matéria ensinando como conservar queijo fresco, meia cura e curado da melhor forma possível. Confira!

Dicas de como conservar queijo na geladeira

Independente de qual seja o tipo do queijo em questão, vale destacar que armazenar na geladeira é sempre uma das melhores opções! Assim, eles duram por mais tempo e podem ser usados mais para frente em diferentes receitas (sanduíches, massas, molhos etc.). Ainda assim, é importante ter alguns cuidados específicos com cada tipo de queijo. Dá uma olhada nas dicas:

Queijo fresco

Caso você não saiba como conservar queijo fresco (como o minas branco ou cottage), aqui vai uma dica de ouro: deixe-o em um pote limpo (e não na embalagem) e sem o soro em uma prateleira de cima de geladeira, que costuma ser mais refrigerada. Caso o queijo já esteja fatiado ou ralado, o processo deve ser o mesmo - armazenar em um recipiente fechado e manter sempre no refrigerador. Lembre-se apenas de lavar bem as mãos antes de pegar o queijo para transferir para a vasilha - assim você também preserva melhor o alimento!

Obs.: O queijo fresco, mesmo que ainda não tenha sido aberto, deve ficar direto na geladeira e de preferência sem o soro que vem acumulado na embalagem, ok?

Queijo meia cura

O queijo meia cura é aquele que tem um processo de maturação médio - isto é, não é fresco e nem curado, sendo mais seco que o minas. O parmesão, o provolone e o brie, por exemplo, são três tipos de queijo meia cura que são fáceis de conservar na geladeira. Aqui, a nossa dica é manter o queijo, enquanto ele ainda estiver fechado, fora da geladeira em uma embalagem a vácuo. No entanto, depois de aberto o ideal é guardar o queijo meia cura em um pote, enrolado no plástico filme ou no saco zip lock em uma gaveta ou prateleira da parte de baixo da geladeira, que costuma ser menos refrigerada.

Queijo curado

Por ser bem mais seco e firme que os demais, o queijo curado costuma ser mais fácil de conservar e tende a durar mais tempo no refrigerador. Existem versões de queijo minas, provolone, gouda e outros que são curados (passam por um processo mais longo de maturação) e devem ser armazenados assim como os meia cura - em um pote fechado ou em um plástico filme, de preferência em uma parte não tão refrigerada da geladeira.

Obs.: Os queijos mofados, como o gorgonzola, devem ser guardados na geladeira dentro de um pote fechado com um papel de toalha em baixo. De qualquer forma, o ideal é consumi-los em um período de até 20 dias para que eles não estraguem e ainda estejam saborosos.

Matérias: Economia do lar

Ver mais