Organização

Como conservar o pó de café depois de aberto? Saiba onde armazená-lo para evitar que estrague rápido

Para armazenar o pó de café corretamente, aposte em recipientes herméticos ou bem vedados
Para armazenar o pó de café corretamente, aposte em recipientes herméticos ou bem vedados

Tomar uma xícara de café pela manhã é uma das melhores maneiras de começar o dia e encarar a correria que vem pela frente! Seja o clássico café na cafeteira ou um delicioso cappuccino preparado no liquidificador, o que realmente importa é sentir aquele gostinho especial - e único - e espalhar o aroma de café pela casa logo de manhã. Mas para que você deguste esse ingrediente por inteiro, é muito importante saber como preservá-lo da forma correta. Por isso, nós separemos algumas dicas de como conservar o pó de café depois de aberto evitando que ele estrague rapidamente. Dá uma olhada!

Aposte nas embalagens herméticas (ou sacos zip lock)

O contato com a umidade, com o ar ou com outros aromas do ambiente são alguns dos fatores que modificam a qualidade do pó de café depois de aberto. Para manter as propriedades naturais do café, uma boa dica é investir nas embalagens com fechos herméticos, como os sacos zip lock (ou sacos de zíper). Elas devem mantê-lo longe de qualquer interferência externa.

Dica: Você também pode fazer a sua própria embalagem a vácuo caseira com a ajuda dos sacos herméticos e de algumas técnicas especiais. É bem simples e tão eficiente quanto!

Mantenha o pó de café longe de produtos ou alimentos com o cheiro forte

Além de manter o pó de café em recipientes bem vedados, evite guardá-lo próximo a temperos com odores fortes - como alho, cebola, pimenta e algumas hortaliças - ou a qualquer tipo de produto de limpeza. O melhor mesmo é reservar uma gaveta do armário de cozinha só para ele - ou, pelo menos, um espacinho na prateleira com produtos similares.

Lembre-se de armazenar o pó de café em um local fresco

Assim como o ar e a umidade, o calor também é capaz de transformar as características naturais do café - sobretudo quando se trata do sabor e do aroma. Por isso, escolha um local fresco da cozinha ou da sua despensa e guarde o pó de café com tranquilidade. Se o lugar for distante da incidência de luz do sol, melhor ainda!

Troque o coador de pano de três em três meses ou opte pelo filtro de papel

O tipo de coador também influencia no sabor original do pó de café. Por isso, para utilizar corretamente o coador de café de pano é essencial que você limpe o material com uma certa frequência e troque-o pelo menos de três em três meses. Isso evita a proliferação de bactérias e permite que o pó de café mais atual não se misture com o antigo (caso você tenha trocado o pó durante o processo). Mas, se o que você busca é  praticidade - e uma bebida mais pura e leve - a dica é sempre optar pelo filtro de papel.

Matérias: Organização

Ver mais