Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como conservar coentro por mais tempo na geladeira ou no freezer
Guia Culinário 23/06/2020

Como conservar coentro por mais tempo na geladeira ou no freezer

Entre os temperos que você deve ter em casa para agregar ainda mais sabor à comida, o coentro, sem dúvidas, merece destaque! Ele tem um sabor cítrico que combina com diferentes tipos de pratos – como peixes, aves, molhos e saladas – e pode ser facilmente cultivado em casa. Mas, para fazer tudo isso, é muito importante saber como conservar o coentro por mais tempo e armazená-lo corretamente na geladeira ou no freezer, já que, infelizmente, a hortaliça não tem uma vida útil longa. Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas sobre o assunto. Dá uma conferida!

Existem duas formas de conservar o coentro na geladeira

Para aumentar a durabilidade do coentro, você pode conservá-lo na geladeira de duas maneiras: a primeira consiste em higienizá-lo bem com água corrente e, depois, cortar o caule do tempero apenas dois dedos abaixo do nível onde começam as suas folhas. Para secar o coentro, use algumas folhas de papel toalha ou coloque-o em uma centrífuga para garantir que as folhas fiquem completamente secas. Depois é só colocar o tempero em um saco de zíper – para que ele não entre em contato com o ar – e levar à geladeira.

A segunda maneira consiste em reaproveitar um pote de vidro para armazenar o alimento. Dessa vez, você deve cortar o caule do coentro quatro dedos abaixo do nível de suas folhas depois de higienizar o tempero. Em seguida, preencha metade do pote com água, seque o coentro com as folhas de papel toalha e mergulhe-o no pote pela parte do caule de forma que as folhas fiquem do lado de fora. Por fim, cubra as folhas e a boca do pote com um saco para freezer e geladeira e vede bem com uma fita ou com um elástico.

Obs.: Quando você for utilizar o coentro, abra o recipiente, remova a quantidade de folhas necessárias e feche-o novamente. O tempero pode ser conservado na geladeira por cerca de 1 a 2 semanas, assim como outros tipos de folhas!

Para guardar o coentro no freezer, invista em sacos herméticos ou forminhas de gelo

Outra sugestão para prolongar a vida útil do coentro é recorrer à tática de congelamento. Para isso, lave o tempero normalmente, seque as suas folhas e remova todo o caule. Depois, é só colocá-lo em um saco hermético bem vedado e levar ao freezer.

Você também pode separar a hortaliça em pequenas porções (pensando na quantidade que deve utilizar) e colocar em forminhas de gelo. Neste caso, corte apenas as folhas de coentro, coloque-as na forma e preencha com um pouco de água (sem encher completamente). Em seguida, leve para o congelador! O coentro pode ficar no freezer por cerca de 2 a 3 meses. Outra dica é triturar uma boa quantidade das folhas no mixer e colocar o conteúdo nas forminhas sem nenhum outro líquido.

Obs.: Na hora de preparar o alimento, basta tirar os cubos da forma e esperar descongelar.