Economia do lar

Como conservar alface

  
 
 
       
   Para conservar alface por mais tempo, você deve lavar bem as folhas, secá-las e guardá-las em um pote na geladeira.
Para conservar alface por mais tempo, você deve lavar bem as folhas, secá-las e guardá-las em um pote na geladeira.

Você sabia que tem como conservar alface por mais tempo seguindo truques de lavagem + armazenamento? Manter o vegetal na geladeira, em especial, é a principal dica para evitar que suas folhas fiquem murchas ou com manchas escuras.

Mas não adianta apenas guardar a alface na gaveta debaixo do refrigerador. Também é necessário garantir que ela esteja em um recipiente limpo (longe de umidade e sujeiras) para evitar que ela estrague ou perca sabor com o tempo. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como guardar alface dentro ou fora da geladeira de maneira simples. Confira!

Como conservar alface por mais tempo

Evitar que a alface fique com manchinhas, bichinhos ou com aspecto de queimada não é tão difícil quanto parece. No entanto, por ser um vegetal folhoso, ela precisa ser bem tratada e armazenada logo após as compras.

Para começar, a principal dica é tentar fazer as compras de hortifruti semanalmente - assim, você consome frutas, legumes e verduras sempre frescos e bem saborosos. Mas, caso você tenha comprado uma quantidade maior de alface (e de outras folhas), aqui vai uma boa notícia: existem truques que ajudam a conservá-la por cerca de 2 semanas. Confira o nosso passo a passo de como armazenar alface para não estragar:

Passo a passo de como guardar alface na geladeira

1. Lave a alface em uma solução de água com vinagre

Primeiro, você deve preparar uma mistura de 1 litro de água com 2 colheres de sopa de vinagre de maçã. Deixe a alface de molho nessa solução por 20 minutos. Depois, escorra a água, enxágue um pouco as folhas na água corrente e reserve.

Em vez de usar o vinagre, você também pode usar 1 colher de sopa de água sanitária ou então recorrer ao higienizador de legumes (um comprimido que se dissolve na água, capaz de eliminar sujeiras e microrganismos).

2. Use uma centrífuga para secar as folhas

Agora que as folhas de alface estão higienizadas, o ideal é transferi-las para uma centrífuga. Assim, é possível secá-las de forma bem mais rápida, sem correr o risco de quebrá-las.

3. Seque as folhas com um pano de prato limpo e seco

Caso você não tenha uma centrífuga, você pode usar um pano de prato limpo para secar as folhas da alface. No entanto, é importante que você tenha um pano separado apenas para essa função, ok? Você também pode usar papel toalha para secar, se necessário.

4. Guarde as folhas de alface em um pote de plástico, alternando com camadas de papel toalha

Após se certificar de que a alface está bem seca (preferencialmente sem nenhuma umidade), chegou a hora de guardá-la na geladeira. Para isso, o ideal é usar um pote de plástico largo e retangular, para que as folhas caibam bem esticadas.

Comece forrando o fundo do pote com uma camada de folhas de alface, sem sobrepô-las - de modo que elas fiquem mais espaçadas, ok? Em cima, posicione uma camada de papel toalha e, então, disponha mais folhas de alface espaçadas.

Aqui, a ideia é separar as camadas de folhas de alface com o papel toalha e, assim, garantir que elas não entrem em contato entre si, o que ajuda muito a aumentar sua vida útil. Dessa forma, também fica mais fácil isolar a umidade, o que impede que o vegetal fique com manchinhas escuras. No final, tampe o pote de plástico e prontinho!

5. Deixe na geladeira por até 12 ou 14 dias

Agora que a alface já está bem armazenada no pote de plástico, leve-a para a geladeira (preferencialmente na gaveta debaixo, junto com outros vegetais) ou em uma prateleira um pouco acima. Aqui, o importante é que ela não fique em um local muito refrigerado - o mais indicado é que os vegetais sejam conservados em uma temperatura média de 10°C, para que não ressequem ou percam o sabor.

O estimado é que a alface dure entre 12 e 14 dias, por isso lembre-se de consumi-la nesse período, ok? A melhor parte é que com esse truque as folhas conseguem manter a umidade, a crocância e o sabor por mais tempo.

Descubra como conservar alface fora da geladeira

Conservar a alface fora da geladeira é uma tarefa mais difícil, mas não impossível! Nesse caso, a melhor dica é deixar as folhas guardadas com um pouco de água, para que não ressequem. Optar pela alface hidropônica, inclusive, é a melhor alternativa nessa situação, pois ela dura mais que a convencional fora da geladeira.

Depois de higienizar as folhas da alface (deixando-as de molho na água com vinagre), corte uma parte do caule e deixe-o em uma bacia ou balde com um pouco de água. Aqui, a ideia é justamente garantir que o caule fique em contato direto com a água para que as folhas não desidratem.

Mantenha o balde longe do sol, em uma área menos quente da cozinha e prontinho! Dessa forma, a alface hidropônica costuma durar cerca de 4 dias fora da geladeira, então lembre-se de consumi-la nesse período, ok?

Matérias: Economia do lar

Ver mais