Alimentação

Como congelar e descongelar papinha de bebê

Para congelar a papinha de bebê distribua pequenas porções do alimento em formas de gelo e leve ao freezer
Para congelar a papinha de bebê distribua pequenas porções do alimento em formas de gelo e leve ao freezer

Com a correria do dia a dia e com todas as demandas e os cuidados que um bebê exige, nem sempre é possível preparar uma comida fresca para todas as refeições. Muitas vezes, a vantagem é fazer uma grande porção do alimento e congelá-lo a fim de manter todos os seus nutrientes e poupar um bom tempo na cozinha. Por isso, nós preparamos um tutorial bem simples de como congelar e descongelar papinha de bebê - o principal alimento do pequeno nos seus seis primeiros meses de vida. Dá uma olhadinha!

Preserve as propriedades nutricionais da papinha de bebê com uma tigela de água gelada

O truque para congelar a papinha de bebê da maneira certa e conversar todas as propriedades nutricionais do alimento é fazer um choque térmico com o alimento antes do congelamento. É bem simples: depois de preparar a papinha de bebê normalmente (utilizando todos os ingredientes que o bebê precisa na sua alimentação, como batata, legumes, carne e alguma leguminosa), desligue o fogo, pegue uma bacia ou um refratário bem grande, encha de água gelada com alguns cubos de gelo e mergulhe a panela na bacia mexendo a papinha com uma colher de pau até que o alimento atinja a temperatura ambiente (ou, pelo menos, perca consideravelmente o calor).

Distribua a papinha em pequenas porções individuais

Depois do choque térmico, abra alguns potes pequenos (preferencialmente de vidro) sobre a bancada da cozinha e distribua o conteúdo da panela dentro dos potinhos. Tente deixar o espaço de 1 dedo para que o conteúdo não transborde e consiga fechar facilmente com a tampa. Por fim, leve ao congelador (de preferência com alguma etiqueta de identificação de ingredientes e de quando a papinha foi preparada) e congele.

Dica: Se não tiver potes o suficiente, libere as formas de gelo do congelador e utilize-as (distribuindo as porções em cada um dos espaços para fazer gelo).

Obs.: A porção deve ficar até no máximo 2 meses no congelador. Mais do que isso, o gosto pode ser alterado e os nutrientes perdidos!

Descongele a papinha de bebê no fogão ou na geladeira

A papinha deve ser descongelada na geladeira - saindo do freezer e descongelando na parte mais fria da geladeira por cerca de 6 horas - ou diretamente na panela em fogo baixo com um pouco de água ou em banho-maria no fogão. A única coisa que você não deve fazer é permitir que o alimento descongele em temperatura ambiente! Isso possibilita que a proliferação de bactérias e aumenta as chances de contaminação.

Obs.: A papinha que sobrar (depois de descongelada) deve ser descartada, e nunca recongelada!

Matérias: Alimentação

Ver mais