Economia do lar

Como colocar o bico no saco de confeitar + dicas para usá-lo como um expert

Para colocar o bico no saco de confeitar, faça um pequeno corte na ponta, encaixe o adaptador por dentro do saco e o bico por fora
Para colocar o bico no saco de confeitar, faça um pequeno corte na ponta, encaixe o adaptador por dentro do saco e o bico por fora

Usado para decorar e rechear bolos de forma simples, o bico de confeitar é um das ferramentas mais importantes para quem vive da confeitaria. Ele ajuda distribuir os recheios perfeitamente sobre a massa (gastando apenas a quantidade necessária para cobri-la) e também é útil para fazer acabamentos delicados e bem detalhados sobre o bolo - servindo principalmente para os que precisam dar um ar profissional aos doces e complementar a renda da casa com a venda de bolos.

Mas para que você possa usufruir de todas essas utilidades, nós preparamos um passo a passo de como colocar o bico no saco de confeitar e aprender a usá-lo como um expert! Dá uma olhada!

Para encaixar o bico no saco de confeitar perfeitamente, a principal dica é escolher o adaptador certo 

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não é necessário levar em consideração a marca e o material das principais ferramentas. Na verdade, a primeira dica para aprender como colocar o bico no saco de confeitar, é encontrar um modelo de adaptador (ou matriz) que seja compatível e esteja de acordo com o tamanho bico. Assim, você pode utilizar a ferramenta em todos os sacos que você tiver na sua casa. 

O ideal mesmo é garantir que o bico e o adaptador sejam mesma marca e verificar as informações da embalagem procurando pelo nome, modelo e tamanho. Afinal, existem bicos pequenos, médios e grandes, assim como os adaptadores.

Vale ressaltar também que dependendo da receita e do saco de confeitar você não precisa necessariamente de um adaptador - basta tentar encaixar o bico diretamente no saco e confirmar que ele ficou preso.

Obs.: Alguns bicos não funcionam com nenhum tipo de adaptador! Então, não deixe de ficar atento às descrições dos produtos!

Agora, vamos ao passo a passo!

1. Se o saco de confeitar estiver fechado (sem uma abertura para o bico), coloque o bico por dentro do saco, leve-o até a ponta e faça um pequeno corte com uma tesoura para marcar a abertura de acordo com o tamanho da ferramenta. Depois, puxe o bico para trás e corte o saco no lugar em que você fez a marca. A dica nessa primeira etapa é cortar apenas o suficiente para que o bico encaixe no saco e fique totalmente preso na ponta;

2. Se for necessário usar um adaptador para a sua receita, repita o mesmo procedimento e baseie o corte no tamanho do adaptador, de forma que apenas a parte da rosca fique para fora do saco. Em seguida, encaixe o bico de confeitar no adaptador pelo lado de fora e aperte bem a rosca;

3. Na hora de preencher o saco com cremes de chocolate, doce de leite ou qualquer outra cobertura para decorar o bolo, segure o saco (com uma das mãos) mais ou menos na metade do seu comprimento, dobre a parte superior (como se fosse cobrir a sua mão) e coloque o creme com a ajuda de uma espátula;

4. Para finalizar, desenrole a parte dobrada do saco e faça um pequeno nó na altura em que está o creme e esprema todo o recheio até a ponta para compactá-lo. Você também pode fechar o saco com um elástico para te ajudar a confeitar.

Obs.: Se o objetivo for apenas rechear o bolo (sem fazer nenhuma decoração), você pode colocar o creme diretamente no saco ainda fechado e fazer o corte posteriormente, sem usar o bico de confeitar!

Para utilizar o bico de confeitar como um expert, atente-se para os tipos de aberturas e modelos

Para decorar o bolo com contornos, bolas, esferas, rendas e, até mesmo, palavras, existe um tipo de bico para confeitar específico. Eles possuem desde aberturas bem pequenas - indicadas para trabalhos mais delicados - até os modelos com aberturas maiores.

Dentre os mais conhecidos, vale citar os bicos de estrela ou pitanga (usados para fazer acabamentos), bicos de serra (usado para fazer o efeito de fitas e ondulações sobre o bolo), bicos de pétalas ou de folhas (para fazer flores) e os bicos para babados (que reproduzem o efeito de babados e conchas). Escolha o seu favorito e abuse da criatividade na hora de decorar os bolos!

Dica bônus: Evite que o saco tenha bolas de ar! Elas serão mais um estorvo na hora de confeitar, então livre-se delas antes de fechar o saco que vai dar tudo certo!

Matérias: Economia do lar

Ver mais