Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como amaciar sapato? As dicas para deixar o calçado novo mais confortável
Cuide Bem 13/03/2020

Como amaciar sapato? As dicas para deixar o calçado novo mais confortável

Quem nunca sentiu dores ou teve bolhas nos pés por conta de algum sapato novo? Durante os primeiros dias, é bem possível que o calçado ainda esteja duro e levemente apertado no pé. Mas você sabia que existem truques para resolver esse tipo de problema? Botas, sapatilhas e tênis de couro, por exemplo, costumam ser mais difíceis de amaciar. Por isso, para evitar sofrimento, é importante recorrer a alguns truques. Aqui, nós separamos 4 dicas para amaciar calçado novo e deixá-lo confortável com mais rapidez. Confira!

Use jornal e álcool

Uma boa dica para amaciar sapato de forma simples é recorrer às folhas de jornal. Amasse-as com as mãos, encharque com álcool e introduza os papeis no calçado. Com o passar das horas, o álcool vai evaporando e, assim, a folha se expande dentro do sapato. Essa pressão realizada pelo jornal é ótima para esticar fibras de couro e de outros materiais. Ou seja, vale super a pena!

Recorra ao secador de cabelo

Muita gente não sabe, mas o secador de cabelo também funciona como ótimo aliado na hora de amaciar calçados. Antes de tudo, comece vestindo meias grossas, calce os sapatos (mesmo que fique apertado) e use o secador para esquentá-los bem enquanto mexe os pés para para amaciar ainda mais. Apenas tome cuidado para não queimar as fibras do calçado, ok? Para isso, basta posicionar o secador a uma distância segura. Depois de uns minutos, você vai perceber que o calçado estará mais solto e macio!

Coloque um saco com água dentro do sapato e congele

Outra dica interessante – e bem eficiente – é recorrer à tática do congelamento. Comece enchendo dois sacos plásticos reforçados (podem ser modelos zip lock) com água da torneira. O ideal é que você preencha até metade do saco para que funcione bem!

Feche os dois sacos com cuidado (para que, depois, não vaze água), certifique-se de que não há furo algum e, então, coloque um saco dentro de cada sapato. De forma imediata, a água tende a se espalhar e pressionar a parte interna do calçado (as laterais, a região do tornozelo e do dedão). Depois, coloque os sapatos no congelador e deixe-os por pelo menos 8 horas. Assim, você garante que a água congele completamente! Para finalizar, retire os calçados do freezer, espere cerca de 30 minutos e, então, tire os sacos com cuidado. Esse truque é ótimo para lacear sapatos de couro, sabia?

Passe hidratante nos pés

Apesar de ser eficiente, esse truque costuma demorar mais para funcionar – ou seja, é indicado para amaciar calçados a longo prazo. A boa notícia é que é bem simples de fazer! Antes de calçar os sapatos, passe hidratante nos pés e, se julgar necessário, passe também nas áreas do tênis ou sandália que mais incomodam. Assim, você consegue amolecer e lacear as fibras do calçado – isso serve principalmente para sapatos de couro!

Obs.: Para limpar e dar brilho a calçados de couro, uma dica interessante é passar um paninho com hidratante – tanto na parte de dentro (na região do calcanhar, por exemplo) quanta na parte externa. Assim, é possível amaciar e, ao mesmo tempo, deixar os sapatos sempre limpos e bonitos.

Veja mais