Alimentação

Como amaciar carne? 7 soluções certeiras

Para amaciar a carne no dia a dia, além de usar marinadas e soluções caseiras, uma boa dica é recorrer ao martelinho para quebrar melhor as fibras do alimento
Para amaciar a carne no dia a dia, além de usar marinadas e soluções caseiras, uma boa dica é recorrer ao martelinho para quebrar melhor as fibras do alimento

Você sabia que é possível amaciar carnes (vermelhas ou brancas) usando marinadas e soluções caseiras? Existem diversos ingredientes que contêm enzimas proteolíticas - capazes de quebrar as ligações entre as proteínas e, consequentemente, tornam a carne bem mais macia. A boa notícia é que muitas frutas (em especial as cítricas) e produtos naturais têm essa capacidade e compõem ótimas marinadas. Aqui, nós separamos dicas de como amaciar carne no dia a dia usando 7 soluções certeiras. Confira!

1. Use bicarbonato de sódio

A primeira dica para tornar a carne mais macia (e também realçar o sabor) é usar um pouco de bicarbonato de sódio na marinada. O ideal é preparar uma mistura com azeite, limão, diferentes temperos (sal, alho, pimenta etc.) e, então, deixar a carne submersa na solução por pelo menos 2 horas. Assim, o bicarbonato consegue agir bem sobre as fibras da carne, tornando-a mais macia.

2. Recorra ao limão e outras frutas cítricas

Apostar em marinadas com bastante limão (ou até mesmo laranja e outras frutas cítricas), também é uma ótima dica para amaciar naturalmente a carne. Além de conceder mais sabor, o limão tem a acidez e as enzimas necessárias para deixar a carne com uma melhor textura.

3. Faça uma marinada com vinagre

Você sabia que o vinagre também é um ótimo aliado para amaciar diferentes tipos de carne? Assim como o limão, ele é mais ácido e consegue atuar sobre as ligações proteicas do alimento, melhorando a sua textura. A nossa dica é preparar marinadas com vinagre, azeite, ervas finas, alho e os temperos de sua preferência. Deixe a carne submersa nessa mistura por algumas horas e, depois, é só preparar normalmente.

4. Deixe a carne de molho no leite

Para amaciar carnes mais duras, outro truque interessante é deixar as peças de molho no leite por algumas horas. Comece limpando e cortando melhor o alimento (de preferência em bifes menores) e, então, deixe-o em uma vasilha totalmente coberto de leite e, se desejar, com alguns temperos. Coloque na geladeira por pelo menos 5 horas e depois é só preparar da forma que preferir! Você pode deixar o leite escorrer bem e até mesmo secar a carne com um papel toalha antes de cozinhar, por exemplo.

5. Utilize cerveja ou vinho na marinada

Caso a ideia seja preparar uma receita mais refinada, outra ótima sugestão é usar cerveja ou vinho na hora de temperar e ao mesmo tempo amaciar a carne. Você pode usar as bebidas ainda na marinada (junto com alguns temperos) ou até mesmo introduzi-los durante o processo de cozimento.

6. Já ouviu falar no produto amaciante de carne?

Em vez de usar soluções feitas com ingredientes caseiros, você pode recorrer ao amaciante de carne industrializado. Esse produto, além de conter enzimas eficientes que atuam sobre a textura da carne, também vem geralmente com aditivos (como sal e especiarias) que concedem mais sabor ao alimento. Basta verificar as instruções presentes na embalagem para utilizar o amaciante de forma correta.

7. Recorra ao martelinho para carne

Além de preparar marinadas com amaciante de carne natural ou industrializado, uma boa dica é sempre recorrer ao martelinho de cozinha - que é útil, principalmente, para amaciar bifes e filés mais finos. Nesse caso, basta martelar de leve toda a extensão da carne e, depois, aplicar os temperos que preferir. Não tem erro!

Matérias: Alimentação

Ver mais