Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como acender churrasqueira de forma rápida e prática?
Meu Lar 26/12/2019

Como acender churrasqueira de forma rápida e prática?

Poucas coisas são tão gostosas quanto um bom churrasco de domingo, não é mesmo? E, se você costuma cumprir o papel de churrasqueiro, sabe que a tarefa não é tão simples quanto parece! Afinal, é preciso temperar e cortar as carnes, colocá-las nos espetos/ grelhas e, claro, se preocupar com o nível do fogo e o processo de cozimento.

Para te ajudar a se tornar um churrasqueiro de mão cheia, nós separamos dicas para acender churrasqueira de forma rápida, prática e segura. Afinal, essa é uma das etapas mais fundamentais de qualquer churrasco, né? Confira!

Use álcool para embebedar o carvão + um pedaço de papel com fogo

Uma das formas mais simples e rápidas de acender a churrasqueira é usando álcool (líquido ou em gel) para embebedar o carvão. Em seguida, jogue um pedaço de papel com fogo para dar combustão e prontinho! Algumas pessoas preferem jogar um fósforo aceso ou até mesmo usar um acendedor de fogão (para fazer faísca e iniciar a combustão) – apenas lembre-se de tomar cuidado com as mãos para não correr o risco de se queimar!

Obs.: Depois de jogar o álcool, espere um pouquinho antes de atear fogo. Assim, o carvão absorve melhor o produto e o fogo crescerá com mais facilidade.

Use papel higiênico e um pouco de óleo

Em vez de acender a churrasqueira da forma mais clássica (usando álcool comum), você também pode recorrer a dois aliados: papel higiênico e óleo. Comece colocando o carvão dentro da churrasqueira. Depois, enrole umas folhas de papel higiênico nas mãos e coloque-as bem no centro do monte. Jogue um pouco de óleo de cozinha por cima e, depois, é só atear fogo com um fósforo aceso. O papel funcionará como uma espécie de tocha – basta colocar os pedaços de carvão mais próximos do fogo para que fique bem aceso durante mais tempo. Bem simples, né?

Você já ouviu falar no acendedor automático?

Outra alternativa bem prática para acender a churrasqueira é contar com a ajuda de um acendedor automático. Ele funciona como uma espécie de ferro que fica ligado na tomada (aquecendo de forma rápida) e, ao entrar em contato direto com o carvão, consegue atear fogo em tudo em até 5 minutos. Você só precisa deixar o acendedor entre os pedaços de carvão e esperar a brasa ficar bem forte.

Obs.: Esse processo de acender a churrasqueira demanda certo tempo e organização. Por isso, o ideal é que você se planeje para arrumar o carvão/ atear fogo com uma boa antecedência. Lembre-se também que as carnes devem ser previamente temperadas (podem ficar marinando de um dia para o outro, por exemplo) para que fiquem mais macias e saborosas. Fica a dica!