Economia do lar

Como acabar com mosquitinhos de banheiro

Para acabar com os mosquitinhos de banheiro, é importante manter os ralos limpos e fechados sempre que possível
Para acabar com os mosquitinhos de banheiro, é importante manter os ralos limpos e fechados sempre que possível

Ninguém merece entrar no banheiro e se deparar com aqueles mosquitinhos, não é mesmo? Atraídos pela umidade do ambiente, esses insetos tendem a se proliferar ainda mais quando o banheiro fica muito sujo ou molhado. Por isso, é muito importante deixar o cômodo sempre bem limpo e seco, usando os produtos de limpeza adequados. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como acabar com os mosquitinhos de banheiro de forma simples. Confira!

Lave as paredes e o piso com desinfetante

A primeira coisa que você precisa fazer é garantir que o banheiro fique sempre bem limpo. Para isso, você precisa manter uma rotina de faxina e usar os produtos certos para cada utensílio. Na hora de limpar as paredes e o piso, por exemplo (que são geralmente de azulejos), a nossa sugestão é usar um bom desinfetante. Assim, é possível eliminar sujeiras e gorduras da pele - que são atrativos para os mosquitinhos. Outra dica importante é manter o ambiente o mais seco possível. Ou seja, deixe um pano no chão do banheiro para secar com bastante frequência.

Coloque bicarbonato de sódio e vinagre nos ralos e na pia

Para afastar os mosquitinhos, prevenir mau odor e desinfetar bem as tubulações do banheiro, a nossa dica é recorrer ao vinagre com bicarbonato de sódio para lavar todos os ralos e a pia. Comece enchendo uma colher de sopa de bicarbonato e despeje diretamente nos locais indicados. Em seguida, coloque cerca de 1 xícara de vinagre branco e espere uns 5 minutos. Os dois produtos irão reagir (formando uma espuma), eliminando sujeiras, bactérias e até restos de pele (que atraem os mosquitinhos). Para finalizar, jogue água quente e prontinho! Essa também é uma ótima dica para desentupir tubulações!

Caso os mosquitinhos sejam insistentes no dia a dia, lembre-se de fazer essa limpeza todas as noites. Você também pode aplicar apenas o bicarbonato de sódio e deixar o produto atuando durante algumas horas. Dessa forma, você evita a reprodução dos mosquitinhos (que costumam colocar seus ovos nos ralos).

Jogue água sanitária nos ralos e no vaso com certa frequência

Recorrer a produtos mais fortes (como os abrasivos) também é uma ótima sugestão para manter insetos bem longe. Por isso, a nossa dica é recorrer à água sanitária quando for fazer a faxina do banheiro. O ideal é que você despeje esse produto dentro do vaso sanitário (para desinfetar e eliminar possíveis restos orgânicos) e dentro dos ralos. Use uma escova sanitária para esfregar e prontinho!

Mantenha a tampa do vaso abaixada e os ralos fechados sempre que possível

Vale destacar que também é importante manter a tampa do vaso sempre abaixada - assim, você previne o mau odor e evita atrair insetos para o cômodo. Além disso, também é fundamental manter os ralos fechados sempre que possível. Assim, os mosquitinhos não conseguem entrar para colocar seus ovos e fica mais fácil eliminar esse problema.

Matérias: Economia do lar

Ver mais