Alimentação

Comida japonesa para iniciantes: como fazer sushi e sashimi sem mistério

Para fazer o sushi com perfeição, utilize uma esteira de apoio e enrole bem todos os ingredientes
Para fazer o sushi com perfeição, utilize uma esteira de apoio e enrole bem todos os ingredientes

Aos amantes da comida japonesa - essa opção de uma comida bem geladinha para o verão -, uma pergunta: quem disse que vocês não podem preparar o próprio sushi e sashimi em casa? Essa é uma falácia das grandes! É claro que desenvolver alguns pratos da terra do sol nascente pode não ser uma tarefa tão simples assim, mas nada que um pouco de prática, e algumas dicas certeiras, não resolva. Ainda mais quando estamos falando desses dois pratos deliciosos. Para te ajudar nessa missão, nós criamos um passo a passo bem simples, sem mistérios, e com muito sushi e sashimi. Confira!

Primeiro, faça uma lista com os ingredientes necessários

Sashimi

O sashimi é o mais simples de todos: uma fatia levemente grossa de peixe cru besuntada no molho shoyu, o ingrediente perfeito para deixar o alimento cru com um gostinho a mais. E, se você também gostar daquele gosto ardido e forte no fundo, vale investir em um pouco de raiz forte (ou wasabi), tempero tipicamente japonês.

Ou seja, tudo o que você precisa, para o sashimi, é escolher o peixe de sua preferência - salmão, atum ou peixe branco -, comprar um frasco de shoyu e um pouco da pasta de wasabi.

Sushi

O sushi é aquele enroladinho de arroz envolto por uma leve camada de alga por fora e que também costuma ser marinado no shoyu. Você pode preparar o prato clássico - que acompanha somente o peixe o cru - ou fazer um sushi de vegetais, um misto (metade vegetais e metade de peixe cru), um de peixe com cream cheese ou requeijão (aquele famoso toque brasileiro) ou alguma outra opção mais inusitada que te agradar.

O importante é que a receita base não muda: você vai precisar de arroz japonês (conhecido como "gohan" ou arroz para sushi), vinagre de arroz ou vinagre branco, açúcar, sal, shoyu, algumas folhas de nori (ou qualquer tipo de alga marinha), e claro, o recheio de sua preferência - salmão, atum, peixe branco, legumes (cenoura, pepino, abobrinha, vagem) ou cream cheese.

Obs.: Escolha muito bem o seu peixe! Nessa dica, não nos referimos ao tipo, mas à confiabilidade. Um peixe passado e de um lugar não muito confiável pode desenvolver seríssimos danos à saúde, como infecções intestinais e até doenças graves. Portanto, busque os lugares certos, mesmo que você precise gastar um pouquinho a mais. Os congelados são uma ótima opção, já que contam com data de validade e você não precisa retirar as espinhas.

Dica: Se o arroz específico para sushi não se enquadrar no seu orçamento, opte pelo arroz branco - a receita vai fluir mesmo assim!

Agora, coloque a mão na massa e prepare o sushi e sashimi

Sashimi

Comece verificando se o seu peixe está completamente sem espinhas e sem pele (se não tiver, retire-as!). Depois, pegue uma faca bem afiada, esfregue-a em uma banda de limão (dica essencial para que ela não grude no alimento), a posicione de forma perpendicular ao peixe e o fatie em pequenas tiras de 1 dedo de largura.

Por último, arrume as tirinhas de peixe em um prato, coloque o molho shoyu em um recipiente pequeno, separe o hashi (aquele palitinho/ talher japonês) ou um garfo e sirva!

Sushi

Arroz japonês

Preparar o arroz japonês da maneira certa é a parte mais difícil da receita de sushi. Se você for utilizar o arroz gohan, não se espante se ele ficar bem grudado, com aquela textura de arroz papa. Esse é o indício de que você o fez corretamente!

A proporção também é um pouquinho diferente do arroz comum: uma xícara do gohan, por exemplo, leva apenas uma xícara de água e, se necessário, ½ xícara a mais. O ideal, para uma boa quantidade de sushi, é que você prepare pelo menos duas xícaras de arroz.

E não precisa refogar, nem nada. Basta lavar o arroz com água corrida (apenas 1 vez), colocá-lo na panela com água em fogo baixo para médio, e esperar o tempo de cozimento - cerca de 30 minutos - sem abrir a panela uma vez sequer durante o processo.

Em uma outra panela, coloque algumas colheres de açúcar e sal, uma boa dose de vinagre (coloque mais vinagre do que açúcar e menos sal do que qualquer um dos dois ingredientes) e misture tudo até dissolver, em fogo baixo.

Quando a mistura de temperos estiver fria, espalhe o arroz em um recipiente, agregue tudo e deixe o arroz repousar por pelo menos 5 minutos antes da montagem do prato.

Montagem

Se você estiver preparando o sushi clássico, fatie o peixe da mesma forma que o sashimi (em tirinhas) e reserve-os. Pegue algumas folhas de alga, coloque-as sobre uma tábua de madeira com o lado liso e brilhoso para baixo, distribua uma boa quantidade do arroz por toda a superfície da alga e acrescente uma tira de peixe.

Por fim, enrole os ingredientes como um rocambole (o segredo é apertar bem conforme você for modelando) e fatie o enrolado de sushi em rodelas de 1 a 2 dedos de espessura. Separe o molho shoyu e o hashi novamente, e sirva!

Dica bônus: Se você julgar necessário, utilize uma esteira de enrolar sushi como apoio (é possível encontrá-la facilmente em lojas de produtos naturais).

Matérias: Alimentação

Ver mais