Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comida japonesa para iniciantes: como fazer sushi e sashimi sem mistério
Guia Culinário 08/01/2020

Comida japonesa para iniciantes: como fazer sushi e sashimi sem mistério

Quem ama comida japonesa, geralmente tem o hábito de pedir delivery com bastante frequência! Mas, você sabia que preparar sushi e sashimi em casa não é tão difícil quanto parece? Com um pouco de prática, criatividade e algumas dicas certeiras, é possível fazer esses dois pratos sem se estressar na cozinha. E para te ajudar nessa missão, nós criamos um passo a passo bem simples e sem mistérios de como fazer sushi e sashimi em casa. Dá uma conferida!

Primeiro, faça uma lista com os ingredientes necessários

Sashimi é composto por salmão e molho shoyu

O sashimi é um dos pratos mais “simples” da comida japonesa. Ele consiste em uma fatia média/grossa de peixe cru normalmente servida com molho shoyu, ingrediente popular no Japão, que combina muito bem com o prato. Além desses ingredientes, o wasabi (ou raiz forte) é outro tempero que costuma acompanhar o peixe, principalmente para quem gosta de dar um toque apimentado ao prato.

Ou seja, para fazer o sashimi, tudo o que você precisa é escolher o peixe de sua preferência (normalmente salmão, atum ou peixe branco), + 1 frasco de molho shoyu e um pouco da pasta de wasabi.

Sushi é feito com arroz japonês, vinagre e outros ingredientes

O sushi é aquele bolinho de arroz envolvido em folha de alga marinha e recheado com peixe cru – um prato clássico e popular da comida japonesa! Ele também costuma ser marinado no shoyu e pode vir recheado com outros ingredientes, como legumes, vegetais, cream cheese e requeijão.

Para prepará-lo, você vai precisar de arroz japonês (ou arroz gohan), vinagre de arroz ou vinagre branco, açúcar, sal, shoyu, folhas de nori (ou qualquer tipo de alga marinha) e o recheio de sua preferência – salmão, atum, peixe branco, legumes (cenoura, pepino, abobrinha, vagem) ou vegetais.

Dica: Na hora de comprar os ingredientes, escolha muito bem o seu peixe! Nessa dica, nós não nos referimos ao tipo, mas à confiabilidade. Um peixe passado e de um lugar não muito confiável pode desenvolver seríssimos danos à saúde. Por isso, é importante buscar os lugares certos, mesmo que você precise gastar um pouquinho a mais. Os congelados, por exemplo, podem ser uma ótima opção, já que contam com data de validade e você não precisa retirar as espinhas.

Obs.: Se o arroz específico para sushi não se enquadrar no seu orçamento, opte pelo arroz branco – o sabor será o mesmo!

Agora, coloque a mão na massa e prepare o sushi e sashimi

Sashimi

Para preparar o sashimi, verifique se o seu peixe está completamente sem espinhas e sem pele (se não tiver, retire-as!). Depois, pegue uma faca bem afiada, esfregue-a em uma banda de limão (dica essencial para que ela não grude no alimento), a posicione de forma perpendicular ao peixe e o fatie em pequenas tiras de 1 dedo de largura.

Por último, arrume as tirinhas de peixe em um prato, coloque o molho shoyu em um recipiente pequeno, separe o hashi (aquele palitinho/ talher japonês) ou um garfo e sirva!

Sushi

Preparar o arroz japonês da maneira certa é a parte mais difícil da receita de sushi. Se você for utilizar o arroz gohan, não se espante se ele ficar bem grudado, com aquela textura de arroz papa. Esse é o indício de que você o fez corretamente!

A proporção também é um pouquinho diferente do arroz comum: uma xícara do gohan, por exemplo, leva apenas uma xícara de água e, se necessário, ½ xícara a mais. O ideal, para uma boa quantidade de sushi, é que você prepare pelo menos duas xícaras de arroz.

Basta colocá-lo na panela com água em fogo baixo para médio (sem lavar o alimento) e deixar cozinhando por aproximadamente 30 minutos – sem abrir a panela uma vez sequer durante o processo.

Enquanto isso, coloque algumas colheres de açúcar e sal em um outra panela, acrescente o vinagre (coloque mais vinagre do que açúcar e menos sal do que qualquer um dos dois ingredientes) e misture tudo até dissolver, em fogo baixo.

Quando a mistura de temperos estiver fria, espalhe o arroz em um recipiente, agregue tudo e deixe-o repousar por pelo menos 5 minutos antes da montagem do prato.

Montagem do sushi

Na hora da montagem, fatie o peixe do sushi da mesma forma que o sashimi (em tirinhas) e reserve. Pegue algumas folhas de alga, coloque-as sobre uma tábua de madeira com o lado liso/brilhoso para baixo, distribua uma boa quantidade do arroz por toda a sua superfície e acrescente uma tira de peixe.

Por fim, enrole os ingredientes como um rocambole (o segredo é apertar bem conforme você for modelando) e fatie o enrolado de sushi em rodelas de 1 a 2 dedos de espessura. Separe o molho shoyu e o hashi novamente, e sirva!

Dica: Para montar o prato com perfeição, utilize uma esteira de enrolar sushi como apoio! Você pode encontrá-la facilmente em lojas de produtos naturais.