Fun

Comida de cinema: 4 receitas de filmes e como prepará-las em casa

 O espaguete com almôndegas de "A Dama e o Vagabundo" é uma das receitas de cinema que você pode preparar em casa
O espaguete com almôndegas de "A Dama e o Vagabundo" é uma das receitas de cinema que você pode preparar em casa

Você já sentiu vontade de experimentar uma comida de cinema? Alguns filmes ficam marcados por cenas emblemáticas que envolvem comidas saborosas, como o clássico espaguete com almôndegas da animação estadunidense "A Dama e o Vagabundo" (1995). Pensando nisso, nós separamos 4 receitas de filmes que você pode preparar em casa. Dá uma olhada na matéria!

1. Espaguete com almôndegas, de "A Dama e o Vagabundo" (1995)

Apaixonados, a Dama e o Vagabundo fazem parte de uma das cenas mais emblemáticas dos filmes de animação infantil: o momento em que o casal ganha um jantar romântico em um restaurante italiano e divide, no mesmo prato, um delicioso espaguete com almôndegas!

Você vai precisar de: 1 pacote de macarrão tipo espaguete, 1 pacote de molho de tomate com pedaços, 250 g de carne moída, 1 ovo, ½ xícara (chá) de farinha de rosca, 1 cebola picada, 1 dente de alho amassado, 1 colher (sopa) de azeite, 2 ramos de manjericão fresco, óleo para fritar, sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto.

Para preparar o prato da cena, refogue o molho de tomate com azeite e ½ cebola picada até começar a ferver. Acrescente o manjericão, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e desligue o fogo. Em seguida, tempere a carne moída com o restante da cebola e o dente de alho + 1 pitada de sal, pimenta-do-reino e salsinha, acrescente a farinha de rosca e o ovo e misture tudo com as mãos.

Molde a carne fazendo o formato de mini bolinhas, frite em uma frigideira com óleo até selar bem todos os lados e coloque as almôndegas no molho de tomate pronto. Ligue a fogo baixo e deixe cozinhar por 5 minutinhos. Enquanto isso, prepare o macarrão em uma panela com água fervente até ele ficar 'al dente', incorpore-o ao molho e monte, em um prato único, o espaguete com almôndegas!

2. Cerveja amanteigada, da saga "Harry Potter" (2001-2011)

Que tal reproduzir uma das bebidas mais famosas dos filmes de Harry Potter em casa? Para quem não sabe, a cerveja amanteigada apareceu pela primeira vez nas telonas em "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004). Depois disso, se tornou um verdadeiro sucesso entre os fãs da saga!

Obs.: Apesar do nome, a cerveja de Harry Potter é uma bebida sem álcool que pode ser consumida por adultos e crianças!

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar mascavo, 2 colheres (sopa) de água, 4 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de suco de limão, ¼ (xícara) de creme de leite fresco, nata ou sorvete de creme, ½ colher (chá) de extrato de baunilha, ½ colher (chá) de noz moscada, 1 pitada de sal e 300 ml de água com gás.

Para preparar a receita, coloque o açúcar e a água (sem gás) em uma panela e misture bem até começar a ferver. Deixe cozinhando a fogo baixo por pelo menos 3 minutinhos e em seguida desligue. Acrescente a manteiga, misture novamente, e coloque o suco de limão, o extrato de baunilha, o sal e a noz moscada. Finalize com o creme de leite fresco (ou com alguma das alternativas a este ingrediente), mexa até dissolver e reserve.

Em um copo de 350 ml, coloque 4 colheres (sopa) da mistura que você acabou de preparar, acrescente a água com gás e misture com uma colher para formar a espuma da cerveja.

3. Tomates verdes fritos, de "Tomates verdes fritos" (1992)

Cômico e dramático ao mesmo tempo, "Tomate verdes fritos" é um filme de 1992 relata a história de duas mulheres,  Igdie Threadgoode e Ruth Jaminson, que se tornam grandes amigas. Juntas, elas inventam a receita que deu origem ao nome do filme!

Você vai precisar de: 3 tomates bem verdes, 1 (xícara) de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de rosca (ou farinha de milho), 2 ovos, ½ (xícara) de leite, óleo para fritar, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece cortando os tomates em rodelas de mais ou menos 1 cm, descarte as sementes, tempere com sal + pimenta-do-reino e reserve tudo em um potinho. Em um recipiente à parte, misture os ovos com o leite e reserve. Aqueça o óleo em uma frigideira, passe cada uma das rodelas de tomate na farinha de trigo, depois na mistura de ovos com leite e, por último, na farinha de rosca e leve para fritar até dourar dos dois lados.

4. Bolo de chocolate, de "Matilda" (1997)

Em uma das cenas mais marcantes do filme "Matilda" (1997), Bruce (amigo da protagonista) é obrigado a comer um bolo de chocolate gigante. Que tal aprender a recriar essa receita?

Você vai precisar de: 4 xícaras de farinha de trigo, 4 xícaras de achocolatado em pó, 2 colheres (sopa) de fermento, 2 xícaras de açúcar, 2 xícaras de leite, 6 ovos, 1 xícara de óleo, 2 barras de chocolate meio amargo, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 caixa de creme de leite fresco.

Comece dividindo a receita do bolo em duas porções: misture metade da quantidade de ingredientes secos em um recipiente (farinha, achocolatado, fermento e açúcar). Abra 3 ovos, separe as claras das gemas e incorpore somente a gema no recipiente. Faça uma mistura de 1 xícara de leite com ½ xícara de óleo e coloque, aos poucos, na mistura de farinha, misturando bem com uma colher. Bata as claras em neve em uma batedeira e acrescente ao mesmo recipiente.

Repita o mesmo procedimento com o restante dos ingredientes e faça uma segunda massa de bolo. Leve ambas para assar a 180°C por 30 minutos e retire do forno quando estiverem prontas. Para fazer o recheio, derreta as barras de chocolate em banho-maria, ferva o creme de leite fresco com a manteiga em uma panela e, depois, acrescente o chocolate derretido misturando bem até formar um creme. Corte cada uma das massas na metade, recheie com o creme de chocolate e monte 4 camadas de bolo alternadas com o recheio. Use o creme para decorar a massa e espalhe envolta do bolo!

Matérias: Fun

Ver mais