Alimentação

Cobertura e recheio para cupcake: aprenda a fazer a decoração desse bolinho

Na hora de fazer a cobertura para cupcake você pode usar o saco de confeiteiro para decorar e finalizar com granulados coloridos
Na hora de fazer a cobertura para cupcake você pode usar o saco de confeiteiro para decorar e finalizar com granulados coloridos

Se você faz parte do grupo que ama fazer doces (bolos, biscoitos, brownies, brigadeiros) no dia a dia, sabe que é sempre bom aprender mais sobre o universo da confeitaria. Muita gente, inclusive, prepara bolos e doces para vender e fazer um dinheirinho extra mensalmente. O cupcake, em especial, é um tipo de bolo pequeno que costuma ser enfeitado com coberturas de ganache, glacê, granulados e açúcar confeiteiro - sendo uma ótima opção para eventos e festas de aniversário. E, para te ajudar na hora da decoração, nós preparamos uma matéria ensinando como fazer cobertura e recheio para cupcake da forma correta e com os acessórios necessários. Vale a pena conferir!

Como fazer recheio para cupcake?

Depois de assar os cupcakes em suas devidas forminhas, chegou a hora de se dedicar ao recheio - que pode ser de brigadeiro comum, branco, ganache, creme de fruta ou o que você preferir. Aqui, nós separamos como sugestão uma receita de brigadeiro comum mole:

Você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de chocolate em pó.

Para preparar, basta juntar todos os ingredientes em uma panela no fogo médio e ir mexendo até que o brigadeiro comece a soltar do fundo da panela. Em seguida, apague o fogo para que a mistura não engrosse demais (assim, você terá uma consistência mais molinha para o recheio).

Depois de fazer o brigadeiro, você já pode começar a rechear os cupcakes. Mas, para isso, é válido destacar que os bolinhos devem estar preferencialmente frios - ou seja, caso eles tenham acabado de sair do forno, espere algumas horas.

Após esperar a massa esfriar, você já pode começar a montar: use uma faquinha de serra, posicionando-a na diagonal, para cortar o centro do bolinho (tirando a massa em um formato de cone, de preferência). Em seguida, transfira o brigadeiro (ou outro recheio de sua preferência) para um saco de confeitar e, então, aperte-o até preencher o buraco do bolinho. Em seguida, você já deve se dedicar à cobertura para deixar o cupcake bem bonito.

Obs.: Em vez de usar a faquinha de serra, também é possível recorrer ao cupcake corer - um utensílio de metal feito especificamente para tirar parte da massa. Nesse caso, basta encaixar o item no centro do bolo, girar e remover parte do bolinho. Assim, você terá um buraco central para colocar o recheio. Bem simples, né?

Como fazer cobertura para cupcake?

Além de fazer um recheio de cupcake bem saboroso, uma boa dica é preparar uma cobertura caprichada (que pode ser de glacê ou chantilly, por exemplo) para decorar e dar o toque final ao doce. A ganache de chocolate, em especial, pode ser preparada em ponto de bico (em consistência mais firme) - o que é ótimo para fazer uma cobertura mais bem desenhada, com biquinho no final. Confira a nossa sugestão de ganache para decorar o bolinho:

Você vai precisar de: 650 g de chocolate ao leite e 1 lata de creme de leite.

Para preparar, você deve derreter o chocolate com o creme de leite em uma tigela no micro-ondas ou através da técnica de banho-maria. Quando a mistura estiver bem homogênea, tampe a vasilha do chocolate derretido com um pedaço de plástico filme e espere pelo menos 5 horas. Depois, abra a vasilha e bata a mistura com uma batedeira para deixar a ganache mais consistente. Por fim, tampe novamente e espere mais 2 horas. Passado esse tempo, você terá uma ganache em ponto de bico - perfeita para fazer desenhos no topo do cupcake.

Para enfeitar o bolinho, transfira a ganache (ou outra cobertura de sua preferência, como o chantilly) para o saco de confeitar. Em seguida, aperte o saco fazendo movimentos circulares até formar um biquinho no centro do cupcake. Para dar o toque final, você pode polvilhar açúcar de confeiteiro ou até mesmo granulados coloridos para deixar ainda mais bonito. Que tal?

Matérias: Alimentação

Ver mais