Alimentação

Cobertura de chocolate sem leite condensado existe! Aprenda versões que são uma delícia

Para fazer uma cobertura de chocolate sem leite condensado, uma boa dica é apostar na mistura de manteiga, açúcar, chocolate em pó e leite, que forma uma calda mais durinha e brilhante
Para fazer uma cobertura de chocolate sem leite condensado, uma boa dica é apostar na mistura de manteiga, açúcar, chocolate em pó e leite, que forma uma calda mais durinha e brilhante

Não tem como resistir a um bolo quente e fofinho com cobertura de chocolate, não é mesmo? O brigadeiro mole, em especial, é um tipo de calda que costuma ser usada em diferentes receitas - de bolo de chocolate, cenoura, mesclado e por aí vai. No entanto, quando não tem leite condensado na despensa, é importante saber como improvisar com outros ingredientes. O leite, a manteiga, o açúcar e o chocolate em pó, por exemplo, ajudam a render receitas de caldas  bem simples e saborosas. Para ajudar nesse quesito, nós separamos sugestões de cobertura de chocolate sem leite condensado que ficam de dar água na boca.

1. Cobertura de chocolate durinha

Sabe aquela cobertura açucarada de chocolate que fica durinha no bolo? Ela é feita tradicionalmente com leite, manteiga (ou margarina), açúcar e chocolate em pó. Mas, para que a consistência fique certa (com aspecto brilhante e endurecido), é importante utilizar uma boa quantidade de açúcar refinado e maneirar na hora de adicionar o leite.

Você vai precisar de: 3 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara de chocolate em pó Qualitá, 1 xícara de açúcar refinado Qualitá, 3 colheres de sopa leite Qualitá.

Em uma panela, coloque a manteiga e deixe no fogo baixo, até começar a derreter. Adicione o chocolate em pó, o açúcar e siga misturando em fogo baixo. Acrescente o leite e siga mexendo, até que a calda fique mais líquida. Quando o açúcar e o chocolate estiverem derretidos, apague o fogo e despeje a cobertura imediatamente no bolo. Isso porque a calda seca rápido e forma uma camada endurecida, que fica bem bonita e deliciosa.

2. Cobertura de chocolate com água e maisena

Para quem tem intolerância à lactose, ou prefira não utilizar leite no preparo da calda, uma boa sugestão é fazer uma mistura de chocolate em pó com água e um pouco de maisena (amido de milho) para engrossar o creme. O resultado fica mais espesso

Você vai precisar de: 2 xícaras de açúcar refinado, 4 colheres de sopa de chocolate em pó Qualitá, 1 ½ xícara de água quente, 2 colheres de sopa de amido de milho Qualitá.

Para começar, coloque o açúcar e o chocolate em uma panela e misture no fogo baixo. Adicione 1 xícara de água quente e siga mexendo, até que os grãos dissolvam bem. Adicione o amido de milho em um copo com ½ de xícara de água, misture e adicione à panela. Siga misturando até que a cobertura comece a engrossar. Quando atingir a consistência que você deseja, apague o fogo e despeje por cima do bolo. Fica uma delícia!

3. Ganache de chocolate

Caso o objetivo seja fazer uma cobertura de chocolate mais consistente, uma boa dica é apostar na ganache em ponto de bico. Essa receita consiste basicamente em chocolate derretido com creme de leite - depois de vedada por algumas horas e batida com uma batedeira, ela fica mais espessa, sendo ótima para fazer decorações em bolos e cupcakes. Vale lembrar, ainda, que caso o objetivo seja fazer uma calda líquida mais simples, basta apenas derreter o chocolate com o creme de leite e despejar no bolo em seguida. Decore ainda com granulados, gotas de chocolate, paçoca moída ou com o que preferir.

Você vai precisar de: 1 caixa de creme de leite Qualitá, 650 g de chocolate ao leite Qualitá

Para começar, derreta o chocolate e o creme de leite em banho-maria. Quando a mistura estiver bem derretida, realize as etapas para deixá-la em ponto de bico: cubra o recipiente com um plástico filme (de modo que fique bem vedado) e espere 5 horas. Passado esse tempo, descubra o recipiente e bata com uma batedeira por pelo menos 2 minutos, até que a ganache fique em um ponto mais consistente. Em seguida, tampe novamente com um plástico filme e espere mais 2 horas. No final, você terá um creme de chocolate mais espesso, que também fica uma delícia no bolo.

Matérias: Alimentação

Ver mais