Alimentação

Cobertura de bolo sem manteiga existe! Conheça opções fáceis

Para preparar uma  cobertura de bolo sem manteiga , uma boa dica é apostar no brigadeiro mole (feito apenas com leite condensado e chocolate) que fica bem saboroso
Para preparar uma cobertura de bolo sem manteiga , uma boa dica é apostar no brigadeiro mole (feito apenas com leite condensado e chocolate) que fica bem saboroso

Ganache, brigadeiro, glacê, doce de leite, chantilly… São muitas as opções de cobertura de bolo que podem ser usadas no preparo do doce, não é mesmo? Para fazer uma calda realmente saborosa, é necessário usar uma série de ingredientes. A manteiga, por exemplo, é uma fonte de gordura que ajuda dar a consistência certa a diversas coberturas. Mas você sabia que é possível cortá-la de algumas receitas e economizar no ingrediente? Aqui, nós separamos opções fáceis e deliciosas de cobertura de bolo sem manteiga para inovar na confeitaria.

Ganache de chocolate

Feita apenas com chocolate e creme de leite, a ganache é uma opção que serve de recheio ou cobertura para cupcakes, cookies, bolos e outros doces bem saborosos. A melhor parte é que, com alguns truques, é possível deixá-la em diferentes consistências. Para fazer uma ganache em ponto de bico, por exemplo, você deve usar 1 caixa de creme de leite (300 g) e 650 g de chocolate ao leite. Derreta em banho-maria, armazene em uma vasilha coberta com plástico filme e espere 5 horas. Passado esse tempo, bata a ganache com uma batedeira e, em seguida, tampe-a e espere mais 2 horas. No final, você terá uma cobertura de chocolate mais consistente para fazer decorações diferenciadas.

Doce de leite caseiro

Que tal preparar um doce de leite caseiro para cobrir ou rechear o bolo? Muita gente acaba esquecendo, mas é possível fazer uma versão bem saborosa do doce usando poucos ingredientes. Para preparar, coloque 1 litro de leite e 2 xícaras de açúcar em uma panela. Mexa no fogo médio por 20 minutos e, quando pegar fervura, diminua bem o fogo. Depois, continue mexendo até a mistura engrossar e ficar em uma tonalidade marrom claro. Despeje em um prato, espere esfriar e prontinho! Embora seja um pouco demorada, essa receita dá supercerto e fica de dar água na boca.

Vale lembrar, ainda, que também é possível fazer doce de leite usando apenas 1 lata de leite condensado - nesse caso, comece tirando o rótulo da lata e, então, coloque-a dentro de uma panela de pressão. Cubra com água (de modo que a água fique dois dedos acima da lata), tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a chiar, marque 20 minutos, tire a pressão com cuidado e remova a lata de dentro. Prontinho! Por questões de segurança, espere a lata esfriar para abrir. O resultado é um doce de leite bem rápido e delicioso.

Obs.: A Qualitá também disponibiliza um doce de leite pronto, bem saboroso e de consistência cremosa que pode ser usado para cobrir ou rechear diferentes tipos de doces.

Brigadeiro sem manteiga

Você sabia que dá para fazer brigadeiro sem manteiga? A versão do doce sem essa fonte de gordura também fica saborosa e é bem simples de preparar. Em uma panela, coloque 1 lata de leite condensado e 3 colheres de sopa de chocolate em pó. Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura engrosse e comece a soltar do fundo da panela. Prontinho! Vale lembrar que você também pode deixar o brigadeiro mais molinho, se preferir - o que é ótimo para gerar aquele efeito cascata em cima do bolo.

Glacê para bolo

Muito usado por confeiteiras, o glacê para bolo é uma opção de cobertura mais profissional, que ajuda bastante a fazer desenhos e detalhes bonitos nos doces. A receita de glacê real, por exemplo, tem uma consistência cremosa e é bem simples de fazer. Para prepará-la, comece batendo 3 claras em neve, adicione 3 xícaras de açúcar confeiteiro e bata até ficar bem consistente (em uma textura cremosa). Para finalizar, adicione 1 ½ colher de sopa de sumo de limão coado, que dá aquele azedinho gostoso à cobertura. Bem simples, né? Você ainda pode usar um corante alimentício para deixar o glacê colorido e, assim, compor uma decoração de bolo mais bonita.

Matérias: Alimentação

Ver mais