Economia do lar

Chuveiro elétrico: como economizar para não ter surpresa com a conta no fim do mês

Tomar um banho rápido é uma boa forma de economizar na conta de luz
Tomar um banho rápido é uma boa forma de economizar na conta de luz

Chega o inverno e o mesmo dilema acontece: quando você pensa que está consumindo menos energia, a conta chega e te surpreende. Se identificou? Provavelmente você deve fazer uso de um chuveiro elétrico, que deixa a gente tomar aquele banho quentinho em um dia frio. Muita gente não sabe, mas esse tipo de chuveiro traz diversas vantagens, como um gasto consideravelmente menor de água e um aquecimento completo, sem oscilações de temperatura. Ele também é mais econômico se comparado ao custo de um aquecedor e ainda é possível usar painéis de energia solar para converter o aquecimento do chuveiro. Para aproveitar seus pontos positivos sem susto na hora da conta, aqui vão algumas ideias práticas de como economizar no consumo do chuveiro elétrico.

Só o chuveiro trabalha na casa!

Evite tomar banho quente nos horários em que haverá muito gasto com outros aparelhos na casa. Se possível, desligue da tomada alguns aparelhos antes de entrar na ducha. O chuveiro elétrico consome muita energia e, se ligado junto com todos os outros aparelhos, pode sobrecarregar a rede elétrica da casa - possivelmente ocasionando um curto-circuito ou o popular "desarme".

Feche a torneira na hora de se ensaboar

Essa dica é clássica, mas sempre útil. Na hora de se ensaboar, ou lavar os cabelos, feche o registro de água. Além de economizar água e energia evita o desperdício.

Controle o tempo do seu banho

Sabemos o quanto um banho quente pode ser relaxante e que dá vontade de passar horas embaixo do chuveiro, mas o ideal é que você controle o tempo da sua ducha. Uma duração satisfatória para um banho gira em torno de 10 a 15 minutos. Não é tão difícil, vai?

Acostume-se com o banho morno

Deixar o aquecimento no mínimo ajuda a dispersar melhor o calor na água e com isso, consome muito menos energia. Portanto, nos dias menos frios, você pode colocar a água numa temperatura agradável, mas não muito quente. Faz bem pra pele e para o seu bolso!

A resistência queimou? Não a reutilize!

Se por acaso a resistência do seu chuveiro não aguentar e queimar, não tente reutilizá-la! Além de ser perigoso, pois pode ocasionar um curto-circuito em pleno banho, depois de queimada ela consome muito mais energia do que o normal. É tiro saindo pela culatra!

Matérias: Economia do lar

Ver mais