Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Churrasco sem churrasqueira é possível! Aprenda a prepará-lo na sua cozinha
Guia Culinário 22/06/2020

Churrasco sem churrasqueira é possível! Aprenda a prepará-lo na sua cozinha

Você sabia que é possível preparar carne, linguiça, pão de alho, queijo coalho e outras comidas de churrasco sem necessariamente usar uma churrasqueira? Com uma chapa de ferro fundido ou grelha elétrica, por exemplo, você consegue preparar diferentes tipos de carnes e alimentos. Para que você se anime a fazer um almoço caprichado de domingo, nós separamos dicas de como preparar um churrasco sem churrasqueira de forma simples. Confira!

Use uma chapa de ferro fundido para preparar as carnes

A principal dica para preparar um churrasco caseiro sem churrasqueira (e sem fazer muita sujeira) é recorrer à chapa de ferro fundido. Ela consegue atingir temperaturas muito elevadas, permitindo um processo de cozimento semelhante ao do carvão. Para isso, basta colocá-la para aquecer em uma das bocas do fogão. Enquanto a chapa esquenta, comece a temperar as carnes – você pode preparar fatias de picanha, costela, linguiça e o que mais preferir.

Use um pincel para espalhar um pouco de azeite na carne (assim os temperos pegam melhor), coloque sal, pimenta e outros condimentos que preferir (um pouco de alho amassado, quem sabe). Quando a chapa já estiver bem quente, coloque as carnes para assar e prontinho! Você também pode dispor pedaços de queijo coalho com orégano, tomate cereja, batata e outros vegetais (como cebola) e o clássico pão de alho para grelhar junto com as carnes. Todas essas comidas ficam deliciosas quando preparadas na chapa de ferro fundido, pode apostar!

Grelha elétrica também pode ser uma grande aliada

Outra forma interessante de preparar as carnes é usando uma grelha elétrica. Esse aparelho costuma ser muito utilizado por quem mora em apartamento, mas não abre mão de um bom churrasco. Para preparar, basta ligar a grelha na tomada e, então, espalhar as carnes, linguiças, frangos (já temperados), o queijo coalho e o pão de alho. Por atingir altas temperaturas, a grelha também consegue cozinhar diferentes tipos de carnes e é bem prática – já que você não precisa usar carvão ou fazer muita sujeira na cozinha.

Prepare pão de alho no forno ou na airfryer

Além de preparar o pão de alho na grelha ou na chapa de ferro fundido, existem outras alternativas, como a airfryer (fritadeira elétrica) ou até mesmo o forno. Quando você usa a airfryer, por exemplo, o pão fica bem torradinho, crocante e costuma ficar pronto bem rápido (em poucos minutos) sem gerar muita sujeira. Você também pode dispor os pães em uma assadeira e, então, levar ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos. Dessa forma, você consegue preparar uma quantidade maior de alimentos por vez. Fica por sua conta!

Não se esqueça de preparar vinagrete, farofa, maionese e outros acompanhamentos de churrasco

Para que o churrasco fique completo, não tem como abrir mão dos acompanhamentos clássicos, não é mesmo? Por isso, a nossa dica é preparar arroz, farofa, vinagrete, maionese e, quem sabe, uma salada verde simples. Para economizar e otimizar tempo, uma boa dica é dividir as tarefas com os outros membros da família. Ou seja, uma pessoa pode fazer o arroz, a outra a maionese e assim por diante. Dessa forma, todo mundo contribui para o churrasco. Bem simples, né?