Alimentação

Churrasco americano: o que é e como fazer em casa

 Churrasco americano  é feito no vapor e aproveita espetinhos como acompanhamentos
Churrasco americano é feito no vapor e aproveita espetinhos como acompanhamentos

Você até pode não ter participado de um churrasco americano ainda, mas com certeza você já viu em algum filme! O famoso evento estadunidense está muito bem representado nas telinhas e é de deixar o espectador com água na boca. Apesar de ser um festival de carnes que nós já conhecemos, ele é bem diferente do churrasco brasileiro, pois possui processos de preparo e temperos distintos. Então, descubra o que é churrasco americano e como aproveitar o evento no estilo estadunidense.

Saiba o que é churrasco americano e no que ele se difere da versão brasileira

O churrasco americano nada mais é do que um evento onde amigos e familiares se reúnem para comer e curtir o dia juntos, assim como temos no Brasil. Porém, diferentemente da versão brasileira, o churrasco americano possui uma distinção fundamental no preparo: ao invés das carnes serem assadas na brasa, as proteínas são feitas no vapor (ou a bafo) gerado pelo carvão e costumam demorar de 8 a 12 horas para ficarem prontas.

Pit smoker é churrasqueira usada para churrasco americano

A churrasqueira americana também é diferente! Conhecida como pit smoker, a ferramenta não deixa a carne em contato direto com o fogo para não torrá-la, então o carvão é queimado do lado de fora da churrasqueira e apenas o vapor cozinha as proteínas ao longo do evento. Por isso, o cozimento das carnes tende a ser mais demorado.

Churrascão americano: brisket e hambúrgueres são carnes mais usadas

No Brasil, as carnes mais usadas para churrasco são cortes nobres, como picanha e alcatra. Já nos Estados Unidos, as proteínas variam entre brisket, que é um corte bovino mais consumido no norte do país, e hambúrgueres de carne moída, preferidos no sul. A costela também é uma boa pedida para o evento! Por aqui, você pode aproveitar a Costela Suína Qualitá para garantir sabor semelhante ao churrasco americano preparado no hemisfério norte.

Milho verde e espetinhos de carne com legumes também compõem churrasco dos americanos

Se aqui no Brasil, os acompanhamentos favoritos são arroz, farofa e saladas, nos Estados Unidos a história é outra! Ao invés de incluir alface no cardápio, eles gostam de saborear espiga de milho enquanto as carnes não ficam prontas. Espetinhos de carne com legumes também são boas opções para forrar o estômago enquanto as proteínas estão no vapor. Ainda bem que a Qualitá oferece diferentes tipos de espetinho para agradar qualquer um no preparo de churrasco americano! Vai um Espetinho Bovino Qualitá aí?

Molho barbecue é o queridinho do churrasco americano

E não dá para esquecer o tempero marcante que os estadunidenses usam, né? O molho barbecue é levemente apimentado e possui um sabor forte que todo mundo conhece! O churrasco dos americanos costuma ter um sabor mais agridoce e, se você quer fazê-lo em casa, investir no Molho Barbecue Qualitá vai fazer toda a diferença, viu?

Como fazer churrasco americano em casa

Nem todo mundo tem acesso a churrasqueiras a vapor no estilo estadunidense, mas há outras maneiras para acertar como fazer churrasco americano em casa! Aposte no preparo a gás com churrasqueira a bafo - se tiver à disposição - ou mesmo em assadeira no forno. Você também pode usar uma churrasqueira tradicional e cobrir o carvão com pedras para impedir as brasas de atingirem a carne diretamente.

O mais importante é aproveitar os temperos para alcançar o sabor agridoce através dos condimentos. Mescle temperos como sal, pimenta e açúcar e use o molho barbecue e o creme de cebola para mudar o gosto da carne. Delícia demais!

Matérias: Alimentação

Ver mais