Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chimichurri: o que é o tempero e como usá-lo além do churrasco
Guia Culinário 14/01/2022

Chimichurri: o que é o tempero e como usá-lo além do churrasco

Tradicional da culinária argentina, o chimichurri é um tempero feito com várias ervas, especiarias, azeite e vinagre, sendo ótimo para dar sabor a carnes, saladas, milho verde e diferentes pratos. Geralmente, o molho chimichurri é usado para temperar as carnes do churrasco argentino, mas que tal usá-lo com mais frequência no dia a dia? Aqui, nós separamos várias curiosidades sobre o chimichurri: o que é, como prepará-lo e quais as melhores formas de usá-lo na cozinha. É só continuar lendo!

O que é chimichurri?

Para quem não sabe, o chimichurri nada mais é do que um tempero feito com diferentes ingredientes bem aromáticos: alho, sal, salsa, orégano, tomilho, pimenta calabresa, cebola roxa e mostarda em pó. Caso você queira fazer um chimichurri seco, fazer um mix desses ingredientes já é suficiente. No entanto, é sempre bom adicionar um pouco de vinagre e azeite – assim, você faz um molho encorpado, que consegue penetrar bem em carnes e outras receitas já prontas.

Vale destacar que existem outras versões de chimichurri tempero que você pode experimentar: feitos com louro, ervas desidratadas, pimentões, especiarias diferenciadas, páprica doce ou picante e até mesmo um pouco de sumo de limão. Para variar no dia a dia, uma boa dica é tentar diferentes combinações de temperos para render novos molhos chimichurri.

Para que serve chimichurri na culinária?

Existem dois usos básicos para o chimichurri: como tempero para marinadas (deve ser aplicado antes de preparar as carnes ou vegetais) ou como molho pós-cozimento, que serve para dar um up na receita já pronta. Saiba mais sobre como usar chimichurri de maneira mais prática:

Tempero chimichurri é ótimo para marinar carnes

Caso você queira que as carnes fiquem bem temperadas antes do preparo, uma boa dica é fazer uma marinada à base de tempero chimichurri. Em um recipiente, misture todas as ervas picadas e, então, adicione às carnes cruas, esfregando com os dedos. Deixe na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro. Assim, o sabor do chimichurri consegue pegar bem antes do preparo.

Molho chimichurri serve para incrementar peixes e carnes já prontos

Quando se trata de preparar um molho mais encorpado de chimichurri, o ideal é colocar uma quantidade maior de azeite, vinagre e limão. Em um recipiente, coloque salsinha, tomilho, alecrim, orégano, alho e cebola picados, pimentas (calabresa e do-reino, por exemplo), especiarias em pó e depois entre com os líquidos. Misture tudo e, se desejar, deixe um pouco na geladeira. Você pode despejar o molho chimichurri por cima de carnes, peixes e frangos prontos ou então incrementar saladas de folhas.

Chimichurri seco é mais fácil de conservar e pode ser usado em saladas

Se a ideia é guardar o chimichurri por mais tempo, em vez de usá-lo só na hora, o ideal é fazer a versão seca do tempero. Use ervas desidratadas, misture-as em recipiente e guarde preferencialmente em um pote hermético pelo tempo que desejar. Quando você quiser usar o chimichurri nas receitas, adicione azeite e vinagre na hora e prontinho! Você também pode apenas usar o chimichurri seco para dar mais sabor a saladas com alface e diferentes folhas cruas ou refogadas.