Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Checklist do dia a dia: coisas que você não deve deixar de fazer antes de sair de casa
Meu Lar 11/01/2019

Checklist do dia a dia: coisas que você não deve deixar de fazer antes de sair de casa

O que você faz antes de sair de casa? Se a resposta é simplesmente “tranco a porta” temos uma notícia para você: não é suficiente. Isso porque algumas precauções devem ser tomadas antes que a casa fique sem ninguém para tomar conta dela. Isso pode até parecer meio bobo no início, mas acredite: pode evitar vários problemas no futuro. Por isso, nós preparamos um checklist com tudo que você precisa conferir antes de simplesmente sair. Se liga:

Verifique se o fogão está ligado

Ok, você pode até estar pensando: “mas eu nunca deixo o fogão ligado!”. Tudo bem, a gente acredita na sua memória, mas será que outros integrantes da casa são tão cuidadosos assim? Esse, infelizmente, é um hábito mais comum em idosos, e por isso é simplesmente uma questão de precaução verificar se tem algum gás vazando. Afinal, se isso ocorrer o simples ato de acender uma luz pode provocar uma explosão! Na dúvida, simplesmente confira se o fogão está desligado, ok?

Feche as janelas

A não ser que você queira deixar o ar circulando é realmente recomendado que você feche as janelas antes de sair de casa. Afinal, vai que entra algum bicho? Ou mesmo cai uma chuva torrencial e molha tudo? Isso sem falar da poeira que vem da rua e vai se acumulando na sua casa com muito mais facilidade.

Veja a previsão do tempo

E por falar em chuva torrencial, um hábito que você tem que adquirir pra já é o de ver a previsão do tempo antes de sair de casa. E dizemos isso não só para você saber que roupa vestir ou se vai botar ou não o guarda-chuva na bolsa, mas porque alguns cuidados devem ser tomados caso o tempo no decorrer do dia não seja o mesmo de quando você saiu de casa.

Por exemplo, quem mora em apartamento costuma ter o hábito de nunca fechar o basculante – especialmente se toma banho a gás -, o que é ótimo! Mas se cair uma chuva daquelas talvez você tenha que fazer uma faxina assim que chegar em casa. Ou então digamos que vai ficar muito quente e você gosta de deixar o ventilador ligado para o cachorro. Precisa saber se vai esquentar para botar o aparelho na tomada, certo? Então, acrescente esse hábito na sua vida e seja feliz.

Apague as luzes

Para que sofrer com a conta de luz no fim do mês se você simplesmente pode apagar as luzes antes de sair casa? Aliás, o ideal é adquirir o hábito de, assim que sair de um cômodo, deixá-lo sem iluminação alguma. E isso vale até para quem tem animais em casa. Gatos, por exemplo, enxergam muito bem no escuro, e não precisam da nossa ajudinha deixando a luz acesa para que possam fazer suas coisas. Acha que vai esquecer alguma ligada? Então faça uma rápida verificação antes de sair de casa.

Tire aparelhos eletrônicos da tomada

Ok, a geladeira precisa ficar sempre na tomada, mas e quanto ao resto? Tirando o wifi – que você talvez goste de ter acesso assim que entrar em casa – o resto dos equipamentos eletrônicos não precisa estar conectado. Isso porque, mesmo em stand by eles gastam energia, o que é péssimo para quem quer dar uma economizada. Sem falar que é mais seguro não ter nada conectado quando não há ninguém em casa.

Aproveite para tirar o lixo

Já que você está saindo de casa, por que não aproveitar para jogar o lixo fora? É muito melhor do que já estar de pijamas e perceber que se esqueceu de fazer isso durante o dia. Isso vai dinamizar as suas tarefas domésticas e você não vai gastar mais de 1 minuto do seu tempo.