Organização

Chá de panela acessível: 5 dicas para economizar nos gastos e ainda assim fazer do evento um sucesso

Para cortar os gastos do chá de panela invista na salada de frutas e no bolo de caixinha
Para cortar os gastos do chá de panela invista na salada de frutas e no bolo de caixinha

Esquece essa ideia de que para fazer um chá de panela de sucesso você precisa mover mundos e fundos de dinheiro! A verdade é que há diversas maneiras muito mais criativas e baratas que acabam deixando o seu evento com o mesmo ar de elegância. Você pode apostar num cardápio simples e delicioso, lembrancinhas de comida e muito mais! Para te ajudar a economizar nos gastos da festa, nós separamos 5 dicas imperdíveis. Confira!

1. Prepare um delicioso cardápio caseiro

Aposte na simplicidade do cardápio! Você pode servir petiscos frios de queijo e presunto, mini sanduíches e mini pizzas, salada de frutas, amendoim, enroladinhos de salsicha, cachorro-quente, pipoca, espetinhos e, claro, docinhos para a sobremesa.

As bolinhas de brigadeiro e docinho de coco, por exemplo, são clássicos que nunca saem de moda. Se você tiver leite condensado, manteiga, chocolate em pó e coco ralado em casa já dá pra fazer os dois! Quindins, maçãs de amor e cake pop são outras delícias super interessantes e econômicas.

2. Faça uma linda decoração reaproveitando garrafas, copos e outros utensílios

Personalizar garrafas, potes de vidro, copos, latas e outros utensílios reaproveitáveis pode ser uma solução simples, viável economicamente, sustentável (o que é essencial) e ao mesmo tempo supercriativa. E você nem precisa inovar muito para garantir que elas façam sucesso, ok? Que tal, por exemplo, fazer uma garrafa iluminada, com as luzes de natal?

Ou melhor! Separe os potes de vidro mais bonitinhos e conservados e os decore com algumas flores artificiais - que costumam ser mais baratinhas do que as naturais. Na parte de fora do vidro, utilize uma canetinha permanente para desenhar ou escrever o que você quiser. Vale até comprar um pedaço de papel machê colorido para um toque mais delicado.

Com todas essas ideias (e várias outras que com certeza vão surgir quando você começar a colocar a mão na massa), não tem como seu chá de panela dar errado!

3. Aposte em lembrancinhas de comida

Você pode continuar seguindo essa estratégia de reaproveitamento de potes e recheá-los com alguma receita de bolo de pote - com aquele recheio bem caprichado - ou algum tempero de sua preferência, como pimenta e alecrim. E sabe aquele papel machê que comentamos no último item? Utilize-os na decoração das lembrancinhas também!

Os ingredientes necessários para qualquer receita base de bolo de pote são ovos, farinha de trigo, açúcar, fermento em pó, óleo e água. Se você quiser saber qual das opções é a mais viável para o seu bolso, basta pegar a sua lista de convidados e fazer uma relação dos valores dos ingredientes.

Dica bônus: Dependendo do bolo que você optar pode valer mais a pena preparar um bolo de caixinha - é só incrementá-lo que ele fica tão bom quanto um preparado do zero.

4. Brincadeiras podem ser o diferencial da sua festa

As brincadeiras são ótimas cartas na manga para garantir que o seu chá de panela deslanche! E o melhor de tudo é que elas definitivamente não precisam ser mirabolantes, com você tendo que ter custos para montar alguma coisa.

Que tal, por exemplo, fazer uma brincadeira de adivinha com os presentes? Basta pedir para que os convidados escrevam dicas sobre si mesmos e acrescentem às lembrancinhas - como um traço de personalidade ou alguma situação marcante que vocês passaram juntos - e quando todos estiverem na festa, adivinhar de quem é cada presente.

5. Envie os convites do chá de panela por e-mail

Os convites virtuais são uma alternativa perfeita para que você evite todos aqueles custos de papel, impressão e deslocamento. Além de serem mil vezes mais sustentáveis, claro! Então que tal apostar em um convite totalmente virtual? Há diversos modelos prontos na internet que te permitem, inclusive, ter ainda mais liberdade na hora de construir a identidade visual da festa. É só montar, pedir o e-mail dos convidados e pronto! Simples, né?

Matérias: Organização

Ver mais