Alimentação

Cebola palha é uma delícia! Confira 4 pratos que combinam com ela

Cebola palha fica ótima com receitas de arroz com lentilha
Cebola palha fica ótima com receitas de arroz com lentilha

Crocante, salgadinha e bem saborosa, a cebola palha é o tipo de ingrediente que combina bem com diferentes pratos. Assim como a batata palha, ela já vem pronta para o consumo e é bem prática de levar para piqueniques e outros eventos, sendo ótima ideia para incrementar lanches e receitas salgadas. A Qualitá, em especial, oferece 2 opções de cebola palha: defumada e temperada com limão, para que você escolha de acordo com a receita. Aqui, nós separamos 4 pratos para o lanche ou almoço que ficam ainda mais deliciosos com esse ingrediente. Dá uma olhada!

1. Arroz com lentilha e cebola palha é uma receita libanesa bem saborosa

De origem libanesa, o arroz com lentilha é um prato que também faz bastante sucesso no Brasil, sendo consumido principalmente em festas de Réveillon. Ele geralmente é servido com uma cebola frita caseira, mas que tal usar a cebola palha para substituir e deixar o resultado ainda mais saboroso? Aqui, a nossa dica é usar a defumada Qualitá, que tem um sabor mais curado e harmoniza superbem com o prato.

Você vai precisar de: 2 xícaras de arroz parboilizado Qualitá, 1 xícara de lentilha Qualitá, 6 xícaras de água, azeite Qualitá, ½ cebola Qualitá picada, 5 dentes alho amassados Qualitá, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto e 1 pacote de cebola palha defumada Qualitá.

Primeiro, deixe a lentilha de molho por cerca de 6 horas para remover os antinutrientes. Passado esse tempo, escorra a água, transfira os grãos para uma panela, adicione 2 xícaras de água, junte sal, pimenta-do-reino a gosto e deixe ferver.

Quando começar a borbulhar, espere cerca de 15 minutos (ou até a lentilha ficar al dente). Escorra os grãos e reserve. Agora é só preparar o arroz!

Em uma panela, adicione o azeite, a cebola e frite um pouco. Em seguida, junte o alho amassado e refogue por mais uns minutos. Adicione o arroz, misture bem, junte o sal a gosto e, então, despeje 4 xícaras de água.

Tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo/médio. Quando o arroz estiver pronto, adicione a lentilha cozida e misture bem. Para dar o toque final, coloque a cebola palha e prontinho. Fica de dar água na boca!

2. Sanduíche natural com cebola palha é uma ótima escolha para o lanche

Que tal usar a cebola palha para incrementar sanduíches naturais (com pastas de atum e de frango, por exemplo) ou até mesmo hambúrgueres caseiros? Por ser bem crocante e salgadinha, essa cebola dá o toque final que o recheio precisa. Aprenda a fazer um sanduíche de atum bem saboroso:

Você vai precisar de: 1 lata de atum Qualitá, 1 cebola pequena Qualitá picada, 5 colheres de sobremesa de maionese Qualitá, cheiro-verde Qualitá picado a gosto, 2 fatias de pão de forma Caseirinho tradicional Qualitá, alface Qualitá picada a gosto, tomate Qualitá em rodelas a gosto, 1 pacote de cebola palha temperada sabor limão Qualitá.

Para começar, você deve preparar a pastinha de atum que servirá de recheio para o sanduíche. Em um recipiente, coloque o atum, a cebola picada, a maionese e misture bem com uma colher. Em seguida, junte o cheiro-verde a gosto e misture.

Coloque a pasta de atum em uma fatia de pão, arrume a alface e o tomate por cima, despeje a cebola palha a gosto e, então, feche o sanduíche com a outra fatia de pão. Prontinho, fica um lanche bem saboroso e nutritivo!

3. Sirva cebola palha com saladas de folhas e grãos

Para quem prefere preparos mais lights, uma boa dica é apostar nas saladas com folhas verdes, grãos e sementes, como a quinoa. Aqui, a cebola palha também ajuda a dar mais sabor e crocância à salada, o que é ótimo para quem não gosta tanto de vegetais.

Você vai precisar de: 1 xícara de quinoa, 2 xícaras de água fervente, 2 tomates Qualitá cortados em cubos, alface Qualitá picada a gosto, sumo de ½ limão, sal a gosto, azeite Qualitá a gosto, cheiro-verde Qualitá picado a gosto e 1 pacote de cebola palha temperada sabor limão Qualitá.

Primeiro, coloque a quinoa em uma panela, junte a água fervente e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos no fogo médio. Passado esse tempo, escorra e transfira para uma bacia.

Junte os tomates picados, a alface picada e, então, é só temperar: adicione o sumo de limão, o sal e o azeite a gosto. Finalize com o cheiro-verde picado e misture bem. Na hora de servir, junte a cebola palha e prontinho!

4. Cachorro-quente de forno com cebola palha é uma receita bem saborosa

Tradicional de festas de aniversário e festas de São João, o cachorro-quente é um dos pratos queridinhos dos brasileiros. Mas você já pensou em fazer uma versão de forno, incrementada com cebola palha? Além de servir de lanche, essa receita pode até mesmo funcionar como alternativa prática para o almoço.

Você vai precisar de: 500 g de salsicha cortada em rodelas, água fervente, azeite Qualitá a gosto, 1 cebola Qualitá picada, 2 tomates Qualitá picados, ½ pimentão verde Qualitá picado, 1 sachê de molho de tomate Qualitá (340 g), sal a gosto, 300 g de queijo muçarela ralado, 1 pacote de pão de forma tradicional Qualitá (500 g) e 1 pacote de cebola palha defumada Qualitá.

Primeiro, coloque as salsichas cortadas em uma panela e jogue água fervente por cima ( o suficiente para cobrir). Espere cerca de 5 minutos, para que a salsicha solte e tintura, e então escorra. Reserve.

Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e refogue um pouco. Junte os tomates, misture mais uns minutos e, então, adicione o pimentão verde. Após refogar por mais um tempo, adicione o molho de tomate, o sal e, então, as salsichas. Deixe a mistura ferver para apurar bem o gosto e tampe a panela.

Em uma travessa, despeje um pouco do molho do cachorro-quente e, em seguida, faça uma camada de pães. Despeje a salsicha junto com o molho e parte do queijo ralado por cima. Feche com mais uma camada de pães e polvilhe o restante do queijo para finalizar. Leve tudo para assar no forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos. No final, adicione a cebola palha e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais