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Castanha-de-caju: 7 opções de snacks para qualquer momento do dia

Você pode consumir castanhas-de-caju crua, torrada, caramelizada ou em mix de nuts com frutas secas
Você pode consumir castanhas-de-caju crua, torrada, caramelizada ou em mix de nuts com frutas secas

Quando se trata de comer um lanche rápido e nutritivo, recorrer às castanhas-de-caju e outras oleaginosas faz todo o sentido. Além de serem práticos de levar na bolsa, snacks com sementes, frutas secas e castanhas de uma forma geral têm um alto teor de ômega 3 e fibras - ou seja, garantem mais saciedade, sem que você precise comer muito de uma vez. A melhor parte é que existem diferentes versões de castanhas-de-caju - tostada, crua ou caramelizada, por exemplo, para variar no cardápio. Conheça as principais variações desse snack!

1. Castanha-de-caju crua é menos salgadinha

Caso você queira fazer um snack de castanhas mais saudável, uma boa dica é recorrer à castanha-de-caju crua. Ao contrário do que parece, ela passa sim por um processo de torragem. No entanto, essa castanha não é frita e recebe menos sal e aditivos. Você pode consumi-la tanto pura, in natura, quanto usá-la para incrementar iogurtes e mix de frutas, por exemplo. Fica um lanche bem nutritivo!

2. Castanha-de-caju torrada e salgada funciona como ótimo aperitivo

Se o objetivo é montar uma mesa de aperitivos para receber os amigos em casa, uma boa dica é separar uma porção de castanha-de-caju torrada e salgada. Diferentemente da versão crua, ela é frita (geralmente em óleo), contém mais sal e um sabor mais intenso.

3. Mix de castanhas e frutas secas é ótimo para levar na bolsa

Mais completo em termos nutricionais, o mix de castanhas e frutas secas é ótimo para levar na bolsa e comer no dia a dia. Esse tipo de snack ajuda a matar a fome em situações mais emergenciais e também funciona como tira gosto. Esse tipo de mix pode ser composto por castanhas-de-caju, do pará, amêndoas, amendoins, uvas-passas, damascos secos e outros. A Qualitá, por exemplo, tem um mix de castanha e uva-passa que é fácil de levar de lanche no dia a dia.

4. Castanha-de-caju caramelizada com gergelim é um doce mais saudável

Se você gosta de oleaginosas mais adocicadas, vale a pena experimentar a castanha-de-caju caramelizada com gergelim. Em seu preparo, ela é fervida com água e açúcar - tem uma casquinha caramelizada bem docinha e crocante - e funciona como ótima opção para quem quer matar a vontade de comer doce de forma mais saudável. A Qualitá tem opções de castanha caramelizada tradicional ou com gergelim para você alterar no dia a dia.

5. Castanha-de-caju granulada xerém serve para incrementar saladas, sorvetes e outros

Também conhecida como xerém de caju, a castanha-de-caju granulada nada mais é que uma versão triturada da oleaginosa. Essa versão vem moída em pedaços bem pequenos, sendo ótima para incrementar saladas, sorvetes, cremes de açaí, pães, bolos ou até mesmo como aperitivo.

6. Mix de castanhas é um snack bem nutritivo e crocante

Em vez de comer apenas castanhas-de-caju, que tal compor um mix de oleaginosas mais completo? Uma boa dica é misturar amêndoas, nozes, avelãs, castanhas-do-pará e de caju para consumir uma maior variedade de nutrientes. Você pode usar essa mistura em saladas, receitas de pães, bolos e outras massas ou comer in natura na hora do lanche.

7. Mix de nuts com castanhas é uma opção mais docinha para o lanche

Que tal comer um mix de nuts composto por frutas secas e diferentes oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) para matar a fome e a vontade de comer doce no dia a dia? Esse tipo de combinação tem bastante frutose (açúcar natural), fibras e outros nutrientes que são fundamentais para a saúde. A Qualitá, por exemplo, tem uma opção de mix de nuts que vem em um potinho de plástico fechado, bem fácil de levar na bolsa.

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