Alimentação

Carré frito, assado e à milanesa: como preparar essa carne de porco de forma segura

 Para preparar carré frito, você deve deixá-lo no óleo quente até que fique bem dourado
Para preparar carré frito, você deve deixá-lo no óleo quente até que fique bem dourado

Na hora de preparar carré, é necessário tomar alguns cuidados, sabia? Apesar de saborosa, a carne de porco pode conter micro-organismos e, caso não seja preparada da forma adequada, se torna potencialmente tóxica para o nosso organismo.

Mas se engana quem pensa que carnes suínas fazem mal à saúde, ok? Elas precisam sim de atenção especial no preparo, mas trazem muitos benefícios (são fontes de proteínas e vitaminas) e ficam deliciosas. Aqui, nós separamos dicas para preparar carré frito, assado ou à milanesa de forma segura e simples. Dá uma olhada!

Tome cuidado com a carne de porco crua

É muito importante tomar cuidado com a carne de porco crua, ok? Isso porque muitas peças vêm contaminadas com bactérias perigosas que podem causar doenças graves. Complicado, né? Por conta disso, o modo de preparo deve ser extremamente cuidadoso - nunca sirva carne de porco crua ou mal passada, por exemplo.

Use vinagre ou limão para temperar a carne suína

Outra dica interessante para preparar carré de forma segura é usar os ingredientes certos como tempero. O vinagre e o limão, por exemplo, ajudam a eliminar os micro-organismos presentes na carne e concedem um toque de sabor especial. Por isso, o ideal é que você use um desses ingredientes para preparar a marinada.

Prepare carré frito no óleo com temperos

Esse é um dos jeitos mais simples de preparar o carré! Para começar, coloque a carne dentro de uma bacia e esprema alguns limões por cima. Tampe com plástico filme, coloque na geladeira e espere 20 minutos (para, assim, eliminar os micro-organismos presentes no alimento). Depois, acrescente alho e cebola picados, sal, pimenta-do-reino e tomilho. Feche novamente, espere mais 30 minutos (para que o tempero pegue bem) e parta para o preparo!

Depois de deixar as carnes marinando, coloque-as em uma frigideira com óleo preaquecido e deixe fritando até dourar. Lembre-se que não é recomendado comer carne de porco mal passada, ok? Por outro lado, caso você deixe passar demais, o carré tende a ficar muito seco. Ou seja, tente tirar a carne quando ela estiver no ponto! Depois, é só servir da forma que preferir.

Aposte no carré assado com temperos e azeite

Em vez de preparar o carré da forma mais tradicional (frito no óleo), você pode recorrer ao forno. Neste caso, o modo de preparo é parecido, apenas a etapa de cozimento que muda. Para começar, deixe as carnes de molho no suco de limão por uns 20 minutos.

Depois, bata alho, cebola, pimenta e tomilho no liquidificador e, então, jogue por cima das carnes. Espere mais 30 minutos, coloque em uma travessa de alumínio e deixe assando no fogo alto por cerca de 40 minutos. Por fim, diminua um pouco a temperatura e espere mais 20 minutos. Fica uma delícia!

Já pensou em empanar o carré usando maionese?

Para preparar carré à milanesa, uma boa dica é recorrer a ingredientes diferentes na hora de empanar (como maionese). Para isso, comece deixando a carne de molho no suco de limão + temperos, como citamos em cima (dando um total de 50 minutos de molho). Depois, passe a carne na maionese e, em seguida, na farinha de rosca. Coloque para fritar no óleo quente e prontinho! Fica com um sabor bem interessante!

Caso você prefira uma versão de carré à milanesa mais tradicional, a nossa dica é passar a bisteca de porco (já marinada) na farinha de trigo, depois em uma solução de ovos batidos e, por fim, na farinha de rosca. Depois é só fritar e prontinho! Dessa forma, o carré tende a ficar mais crocante. Fica uma delícia!

Obs.: Em vez de fritar a carne no óleo quente, você pode recorrer à airfryer (fritadeira elétrica). Assim, ela fica mais sequinha e bem mais saudável. Interessante, né?

Matérias: Alimentação

Ver mais