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Cardápio semanal de férias: o que fazer para o seu filho enquanto as aulas não voltam

Monte um cardápio rico em legumes, verduras e vegetais na hora do almoço
Monte um cardápio rico em legumes, verduras e vegetais na hora do almoço

Um dos principais benefícios da rotina escolar dos filhos é organizar o cardápio da semana. Você normalmente se organiza em torno dos horários das crianças, já sabe o que vai fazer para a hora do almoço e muitas vezes deixa a merenda do dia seguinte separadinha. Mas e quando os pequenos saem de férias? O ideal para esses momentos é esquematizar um cardápio diferenciado enquanto as aulas não voltam. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para o café da manhã, lanche, almoço e jantar. Confira!

Incremente o café da manhã com frutas, tapioca e mais

A primeira refeição do dia merece ser reforçada! Que tal então, incrementar o cardápio semanal com as queridíssimas frutas? Você pode investir em iogurtes com granola, shakes de frutas, sucos ou preparar aquele achocolatado com leite integral para dar um gás no cálcio logo de manhã e servir acompanhado de uma banana.

Se quiser fugir dos líquidos, encerre a semana com pão de queijo, omelete, tapioca recheada, torradinhas, misto quente e afins. São versões econômicas, rápidas e práticas para o seu filho não pular a primeira refeição do dia e você não perder tempo na cozinha.

Continue apostando no arroz e feijão na hora do almoço

Tem certos alimentos que não podem faltar na refeição dos pequenos! Eles precisam de doses diárias de cereais, fontes de proteína animal, verduras, legumes e frutas. Então, porque abrir mão do insubstituível arroz e o feijão numa refeição tão importante como o almoço?

Basta fazer uma panela dos dois alimentos no início da semana e ao longo dos dias incrementar o prato com picadinho de carne, ovos mexidos, frangos grelhados, ensopadinhos ou qualquer outra proteína de sua preferência. E não abra mão dos legumes! Opte pelos vegetais da época para economizar nos gastos e garantir que todos estejam bem fresquinhos.

Obs.: Caso o seu pequeno não seja muito chegado a vegetais, prepare um delicioso suflê de legumes com pouquíssimos ingredientes. A receita consiste em ovos, farinha, manteiga, queijo ralado e, claro, legumes (como chuchu, abobrinha, cenoura e batata).

Dica: Aposte em docinhos práticos para a sobremesa, como mousses rápidos, bolos de caneca e brigadeiro.

Prepare sanduíches naturais para o lanche da tarde

A melhor dica para que você não perca muito tempo - e nem tenha muitos gastos - é preparar alguns sanduíches diversificados de acordo com os dias da semana. Tudo o que você precisa é de um pão de forma e algumas opções de recheio.

Você pode reservar a segunda-feira, por exemplo, para fazer o clássico sanduíche de queijo e presunto, apostar no queijo minas com orégano na terça-feira, optar por uma pastinha de atum caseira na quarta-feira, e separar os últimos dois dias úteis da semana para dar uma variada com requeijão, ricota, tomate cereja e diversas alternativas deliciosas.

Obs.: Uma ótima saída para facilitar o planejamento é tomar o cardápio de merendas como base!

Aposte em comidas leves para o jantar

E já que falamos no almoço, é claro que não poderíamos nos esquecer do menu do jantar. O ideal é que o seu filho tenha uma alimentação bem leve na parte da noite, então recheie o seu cardápio de saladas de folhas, grãos (como grão de bico, lentilha, milho etc.), abuse de pratos com peixes (assados, fritos ou na brasa) e sempre inclua vegetais.

Dica bônus: Organize os horários das atividades recreativas e das refeições do seu filho para facilitar no planejamento.

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