Receita

Canjica com doce de leite

Tempo

1:20h

Porções

12 porções

Dificuldade

Fácil

A canjica com doce de leite é a sobremesa ideal para o almoço de domingo
A canjica com doce de leite é a sobremesa ideal para o almoço de domingo

Prepare uma canjica com doce de leite para a sobremesa de domingo

A canjica de milho é um tradicional doce de Festa Junina, mas isso não significa que ela só possa ser consumida nessa época do ano! Apesar da receita de canjica com doce de leite levar um certo tempo para ficar pronta, é muito fácil de fazer - ideal para dias mais preguiçosos, como um domingo. Além de ser muito saborosa, a canjica é rica em fibras, contribuindo para o melhor funcionamento do nosso sistema digestivo e evitando a prisão de ventre, além de trazer a sensação de saciedade mais rápido. Ou seja, ideal para quem não quer exagerar muito no doce!

Canjica: como fazer para deixar a receita bem cremosa?

A receita de canjica não leva muitos ingredientes, então o grande segredo é estar atento à quantidade de cada um deles. A canjica precisa cozinhar na panela de pressão por cerca de 1 hora após o início da pressão. O milho precisa estar bem macio, mas atenção: caso a quantidade de água passe muito ou fique tempo demais na pressão, ele pode ficar muito mole, tornando sua receita de canjica num caldo. Além disso, vale lembrar que a Canjica de Milho Qualitá ainda irá cozinhar mais uma vez, junto com o leite, o coco e o doce de leite.

Agora, a canjica com doce de leite precisa ser cozinhada em fogo baixo. O recomendado é não mexer muito enquanto ela estiver na panela, então, para não correr o risco de queimar, diminua a potência da chama até o último nível. Para garantir a cremosidade da receita, adicione o Creme de Leite Qualitá por último, quando perceber que a canjica está engrossando. Aí, misture bem e desligue o fogo logo em seguida. Depois, é só servir! A canjica de milho é ideal para reuniões em família ou com amigos, porque além de ser muito saborosa, rende bastante.

Ingredientes

Preparo

Em uma panela de pressão, cozinhe a canjica na água por 1 hora após o início da pressão.

Desligue o fogo e espere sair totalmente a pressão antes de abrir a panela.

Escorra a canjica, transfira para uma panela.

Junte o leite, o doce de leite, o coco, os cravos e a canela e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até que a mistura engrosse.

Adicione o creme de leite, misture bem e desligue o fogo.

Esta receita pode ser servida quente ou fria.

Matérias: Receita

Ver mais