Alimentação

Calda de chocolate para bolo: 3 receitas rápidas que vão encantar amantes do doce

Para fazer uma calda de chocolate simples para bolo basta ter açúcar, chocolate em pó, leite e manteiga
Para fazer uma calda de chocolate simples para bolo basta ter açúcar, chocolate em pó, leite e manteiga

Quem faz parte do time de chocólatras dificilmente resiste a um delicioso bolo com calda de chocolate! E, nesse caso, vale de tudo: pode ser um bolo com calda de chocolate simples, com creme de leite ou mesmo com leite condensado. O importante é ter uma cobertura saborosa e bem suculenta! E para que você possa aprender como fazer todas elas, nós preparamos 3 receitas rápidas de calda de chocolate que vão encantar os amantes do doce - dá uma conferida!

1. Calda de chocolate simples

Se o objetivo for fazer uma calda de chocolate simples e rápida para finalizar o bolo, a dica é apostar nos ingredientes que já fazem parte da sua despensa. Basta ter um pouco de manteiga, açúcar, leite e chocolate, e colocar a mão na massa!

Você vai precisar de: 1 xícara de açúcar refinado, 5 colheres (sopa) de leite, ½ xícara de chocolate em pó e 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina.

Comece colocando a manteiga em uma panela e, depois de derreter, acrescente o açúcar, o leite e o chocolate em pó. Misture os ingredientes em fogo médio até ferver e, quando começar a borbulhar, mexa por mais 1 minuto. Por fim, coloque a calda de chocolate ainda quente sobre o bolo!

2. Calda de chocolate com creme de leite

Você também pode incrementar a cobertura de chocolate com creme de leite e preparar uma calda de chocolate cremosa! Basta diminuir as proporções dos ingredientes e substituir o leite pelo creme.

Você vai precisar de: 1 caixa de creme de leite, 2 colheres (sopa) de manteiga, 6 colheres (sopa) de açúcar refinado e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó.

Basta derreter a manteiga e misturar todos os ingredientes em fogo baixo sem deixar ferver. Quando a mistura estiver homogênea, desligue o fogo e despeje a calda sobre o bolo.

3. Calda de chocolate com leite condensado

Que tal fazer uma calda de chocolate com leite condensado? Diferente das outras opções, esta é um pouco mais doce e encorpada: digna de um bolo de festa de aniversário!

Você vai precisar de: 1 caixa de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 xícara de leite e 5 colheres (sopa) de chocolate em pó.

O passo a passo é basicamente o mesmo: basta derreter a manteiga, acrescentar os ingredientes (leite condensado, leite e chocolate) e mexer sem parar em fogo médio. Quando começar a ficar cremoso, desligue o fogo e mexa a calda por mais alguns minutos para despejar sobre o bolo.

Obs.: Você também pode substituir o chocolate em pó por 1 barra de chocolate meio amargo. Basta prepará-lo em banho-maria e, quando estiver derretido, misturar ao restante dos ingredientes. Assim, a calda fica com uma textura ainda mais cremosa e não corre o risco de queimar durante o processo!

Matérias: Alimentação

Ver mais