Lavanderia

Calcinha absorvente e absorvente de pano: o guia definitivo de lavagem

Depois de lavar o absorvente de pano (ou a calcinha absorvente), é importante deixar a peça secar completamente em um local bem arejado
Depois de lavar o absorvente de pano (ou a calcinha absorvente), é importante deixar a peça secar completamente em um local bem arejado

Você já ouviu falar na calcinha que absorve menstruação? Considerada uma aquisição bem sustentável, ela é uma peça reutilizável com funcionamento bem simples e costuma durar cerca de 36 ciclos (3 anos). Além de ser uma alternativa mais ecológica, a calcinha absorvente também é uma opção mais econômica - nesse caso, você não precisa gastar dinheiro com absorventes descartáveis por um bom tempo! Uma das principais dúvidas que surgem, no entanto, é sobre como higienizar esse tipo de peça íntima corretamente, evitando manchas ou a proliferação de fungos e bactérias. Para te ajudar, nós preparamos um guia definitivo com dicas de como armazenar e lavar calcinha absorvente absorvente de pano (outra alternativa ecológica) no dia a dia. Dá uma olhada!

Aprenda como lavar calcinha absorvente ou absorvente de pano

A primeira dica para fazer a manutenção correta da calcinha absorvente é lavá-la separadamente - nunca com outros tipos de roupa. É bom destacar que ela armazena muitos fungos e bactérias quando não higienizada da forma correta. Por isso, é muito importante que essa lavagem seja feita de forma caprichada. O passo a passo também vale para o absorvente de pano, já que o processo é mesmo.

1. Comece deixando a calcinha absorvente de molho

Para começar, a melhor dica é deixar a calcinha absorvente de molho em um balde com água morna e um pouco de sabão líquido neutro (ou um lava roupas para peças delicadas) por pelo menos 20 minutos. Você vai perceber que o sangue começa a sair sozinho, o que facilita bastante a lavagem em seguida.

2. Lave com sabão neutro ou de coco

Quando o excesso de sangue já tiver saído da peça íntima, você pode partir para a lavagem, usando de preferência sabão neutro, de coco ou um lava roupas suave. O mais indicado é fazer a lavagem à mão - afinal, o ideal é que a calcinha seja higienizada separadamente e, caso isso seja feito na máquina de lavar, muita água será desperdiçada. Para tirar toda a sujeira do tecido, basta esfregar com as mãos e, se necessário, use também uma escova para remover possíveis manchas.

3. Deixe a calcinha secar em um local arejado e com sol

O processo de secagem da calcinha (ou do absorvente de pano) é tão importante quanto o de lavagem! Isso porque, caso ela não seque completamente, pode acabar acumulando microrganismos e até formando manchas de mofo. Por isso, após a lavagem é de suma importância estender a peça em um local bem arejado e com sol - de preferência em um varal ao ar livre. Você deve recolher e calcinha apenas quando ela estiver completamente seca e o ideal é também passar o ferro quente no final (mas tomando cuidado para não usar uma temperatura muito elevada). Vale destacar que não é recomendado levar essa peça íntima para secar na máquina secadora, pois ela tem um tecido mais delicado e pode ser danificada com facilidade.

Mantenha alguns cuidados com a calcinha absorvente

Além de ter atenção na lavagem e secagem da calcinha absorvente e do absorvente de pano, outra dica importante é tomar alguns cuidados com o armazenamento desse tipo de peça. Caso você precise trocar enquanto estiver na rua, o mais indicado é guardá-la em uma bolsa impermeável e antiodor específica para esse uso, que ajuda a evitar que o sangue resseque, facilitando bastante a lavagem posterior. Vale destacar, inclusive, que o ideal é lavar esses tecidos absorventes enquanto eles ainda estão úmidos, pois assim o sangue sai com mais facilidade e você não precisa esfregar tanto no processo.

Matérias: Lavanderia

Ver mais