Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Caiu tinta de cabelo no chão? Aprenda a remover a mancha em diferentes tipos de piso
Meu Lar 19/11/2019

Caiu tinta de cabelo no chão? Aprenda a remover a mancha em diferentes tipos de piso

Se você tem o hábito de pintar o cabelo em casa, é provável que já tenha deixado a tinta cair na toalha, roupa ou até mesmo no chão. Mas e aí, o que fazer quando isso acontece? Para que você saiba lidar com manchas de tinta de cabelo em diferentes tipos de piso, nós preparamos um tutorial bem simples. Dessa forma, você consegue fazer uma limpeza eficiente, sem correr o risco de danificar o material do chão. Confira!

Faça uma solução de detergente com amônia

Muito usada para tirar manchas de tinta de roupas e toalhas, a mistura de detergente com amônia também é útil para a limpeza de pisos. O ideal é que você misture os dois ingredientes em um pote com água morna. Depois, use uma esponja para esfregar o local da mancha. Essa mistura pode ser usada na maioria dos pisos, apenas lembre-se de fazer um teste (em um ponto discreto do chão) para garantir que o produto não vai danificar o pavimento. Depois de conferir, pode esfregar a mancha sem medo!

Vinagre + bicarbonato de sódio pode ser útil em alguns pisos

A clássica combinação vinagre + bicarbonato de sódio é muito útil na limpeza de diferentes materiais. Quando se trata de tirar manchas de tinta de cabelo a lógica é a mesma! O ideal é que você prepare essa mistura, aplique no local sujo e, então, espere alguns minutos. Depois é só esfregar com o lado macio de uma esponja e prontinho! Você pode usar essa combinação em pisos de porcelanato, cerâmica e até em alguns de madeira que dá supercerto.

Recorra a um tira manchas específico

Que tal recorrer a produtos específicos para esse tipo de problema? Existem tira manchas que são ótimos para a limpeza de manchas de tinta – basta escolher um e, então, usar uma esponja para esfregar o local. Lembre-se também de deixar o produto atuando durante alguns minutos antes de esfregar, ok? Finalize com um pano seco e prontinho!

Em pisos de madeira, você pode recorrer à ajuda do álcool

Caso você esteja com dificuldade de tirar a mancha de tinta do piso de madeira, uma boa sugestão é recorrer ao álcool (em especial, o isopropílico, que funciona como ótimo solvente). Umedeça um pano com esse produto e esfregue o local da mancha, mas não se esqueça de fazer um teste antes para não correr o risco de manchar o chão.

Você também pode usar água micelar

Para tirar manchas de tinta de cabelo do piso com facilidade, a dica final é usar água micelar. Esse truque funciona melhor em superfícies esmaltadas – basta pegar um pedaço de algodão, embebedar na água micelar e, então, esfregar bem o local específico da mancha. Repita o procedimento até que a mancha saia por completo.

Veja mais