Alimentação

Café dalgona: aprenda a fazer essa e outras receitas com café solúvel

Café dalgona é uma bebida de origem sul-coreana feita com água, café solúvel, açúcar, leite e gelo
Café dalgona é uma bebida de origem sul-coreana feita com água, café solúvel, açúcar, leite e gelo

Se você faz parte do time apaixonado por café, já deve conhecer algumas combinações diferentes com a bebida. O café dalgona, por exemplo, vem fazendo bastante sucesso, pois tem um quê gourmet bem interessante e, ao contrário do que parece, é supersimples de preparar. Para te ajudar a experimentar coisas novas, nós separamos uma lista de receitas com café solúvel que ficam deliciosas. Confira!

Café dalgona

Feito com 5 ingredientes simples (leite, gelo, café solúvel, açúcar e água), o café dalgona vem fazendo bastante sucesso, pois tem uma textura mais cremosa e fica bem bonito (uma vez que o leite e a espuma de café ficam separados em duas camadas). Essa bebida tem origem sul-coreana e é mais fácil de fazer do que parece!

Você vai precisar de: 2 colheres de sopa de café solúvel Qualitá, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de água fervida, 1 xícara de leite e gelo a gosto.

Para preparar, você deve começar batendo o café, o açúcar e a água com um fouet (ou na batedeira) até formar uma mistura de consistência cremosa (semelhante ao merengue). Em uma xícara ou taça, coloque o leite e o gelo a gosto. Em seguida, bote a espuma de café por cima com uma colher. Assim, você terá duas camadas: uma de leite e outra com o creme. Na hora de beber, você pode misturar levemente a bebida com uma colher.

Obs.: Para incrementar ainda mais a bebida, algumas pessoas gostam de acrescentar canela em pó ou até mesmo pedaços de chocolate. Também fica uma delícia!

Café macchiato

De origem italiana, o café macchiato é uma bebida bem simples e fácil de fazer. Ele consiste basicamente em uma mistura de café expresso com espuma de leite - podendo ser incrementado com um pouco de chantilly e canela em pó.

Você vai precisar de: 1 xícara de água filtrada, 3 colheres de sopa de café solúvel Qualitá, 250 g de açúcar, leite a gosto.

Para preparar essa receita, comece colocando a água, o café e o açúcar em um recipiente e, então, agite bastante com uma batedeira, mixer ou liquidificador. Assim, você formará uma espécie de bebida cremosa. Em seguida, esquente um pouco de leite (a gosto) e, então, com um mixer vaporize a bebida até que ela fique cremosa. Em uma xícara, coloque a mistura de água e café e, depois, jogue por cima o leite vaporizado. Para finalizar, você pode colocar um pouco de chantilly e canela em pó por cima. Fica delicioso!

Obs.: Essa receita rende uma quantidade maior de café - e não apenas uma xícara - sendo ótimo para receber visitas.

Café mocha (moccaccino)

Tem coisa melhor que misturar café com outros ingredientes igualmente saborosos? O mocha, em especial, é uma versão da bebida que mistura café, leite e chocolate, resultando em uma bebida doce e simples.

Você vai precisar de: ½ xícara de café solúvel Qualitá, ½ xícara de chocolate meio amargo picado, 1 xícara de leite em pó, 200 ml de água e açúcar a gosto.

Para preparar, comece misturando em um recipiente o café, o chocolate e leite em pó (assim, você formará uma combinação saborosa de ingredientes). Em seguida, coloque a água no liquidificador, adicione 4 colheres de sopa da mistura de café + chocolate + leite em pó e, então, bata bem e adoce a gosto. Essa bebida fica deliciosa!

Café havaiano (feito com leite de coco)

Caso você queira algo mais diferenciado, a nossa dica é experimentar o café havaiano. Essa versão da bebida nada mais é que um café com leite especial, feito com leite de coco em vez do de vaca. Interessante, né?

Você vai precisar de: 1 litro de água fervida, 3 colheres de sopa cheias de café solúvel, leite de coco e açúcar a gosto.

Comece fervendo a água e, em seguida, acrescente o café solúvel e misture bem com uma colher. Depois, preencha metade de uma xícara com o café e complemente com o leite de coco (você pode usar as proporções que preferir). Adoce com açúcar e prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais