Alimentação

Cachorro-quente de forno, no pote e prensado: como fazer diferentes receitas de hot dog

A receita de cachorro-quente prensado é bem simples e pode ser feita tanto com pão de hot dog comum quanto com pão de forma. Fica por sua conta!
A receita de cachorro-quente prensado é bem simples e pode ser feita tanto com pão de hot dog comum quanto com pão de forma. Fica por sua conta!

Apesar de ter origem norte-americana, o cachorro-quente é um tipo de lanche muito consumido em todo o Brasil e, inclusive, faz parte do cardápio de comidas típicas de festa junina. Difícil resistir a um hot dog com bastante molho e batata palha, não é mesmo? Mas, além da receita tradicional - composta basicamente por pão servido com salsicha e molho -, você sabia que existem receitas de hot dog alternativas que podem ser servidas, inclusive, no almoço ou jantar? Aqui, nós preparamos ideias de como preparar cachorro-quente de forno, no pote e prensado para que você experimente diferentes versões do prato. Vale a pena conferir!

Cachorro-quente de forno

Em vez de preparar um hot dog comum, que tal apostar na receita de cachorro-quente de forno? Essa versão, na verdade, é feita com os mesmos ingredientes base (pães e salsichas), mas é assada e servida com queijo ralado em cima. Fica de dar água na boca!

Você vai precisar de: 1 pacote de pão de forma tradicional Qualitá (500 g), 1 cebola picada, 2 tomates picados, ½ pimentão verde picado, azeite e sal a gosto, 1 sachê de molho de tomate Qualitá (340 g), 500 g de salsicha cortada em rodelas, 250 g de queijo muçarela ralado, batata palha (opcional).

Para preparar, comece cortando as salsichas em rodelas e, em seguida, jogue-as em uma panela com água fervente e espere 5 minutos. Assim, elas liberam uma espécie de tintura e ficam pré-cozidas. Depois, escorras as salsichas e reserve.

Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o tomate picados e refogue por uns minutos. Acrescente o sal, o pimentão picado e mexa mais um pouco, até que os ingredientes fiquem bem refogados. Adicione o molho de tomate, misture e, em seguida, despeje as salsichas cortadas e pré-cozidas. Deixe-as ferver junto com o molho para que o sabor pegue bem e reserve.

Agora chegou a hora de montar o prato! Em uma travessa de vidro, jogue um pouco do molho da salsicha e, logo após, faça uma camada de pães de forma para cobrir todo o fundo. Despeje a salsicha com o molho por cima, adicione 100 g de queijo muçarela e cubra com mais uma camada de pães. Para finalizar, acrescente o resto do queijo ralado e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 ou 20 minutos. Na hora de servir, você pode colocar um pouco de batata palha por cima. Fica a dica!

Cachorro-quente no pote

Que tal fazer uma renda extra vendendo cachorro-quente no pote? Essa versão do lanche é um pouco mais incrementada (pois costuma ser feita com purê de batata) e fica bem saborosa - funcionando como alternativa para servir no almoço ou janta, por exemplo.

Você vai precisar de: 500 g de salsicha cortada em rodelas, 1 cebola picada, 1 tomate picado, 1 sachê de molho de tomate Qualitá (340 g), sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto, 1 pacote de pão de forma tradicional Qualitá (500 g), 1 kg de batata descascada e cortada em rodelas, 2 colheres de sopa de margarina, ½ xícara de leite, sal a gosto e batata palha.

Comece preparando o purê de batata (que será uma das camadas do seu cachorro-quente no pote). Para isso, cozinhe as batatas em uma panela com água. Quando elas já estiverem desmanchando, transfira para um recipiente e amasse com um garfo. Acrescente a margarina, o leite, o sal a gosto, misture até formar o purê e reserve.

Em uma panela, coloque o azeite, a cebola e o tomate picados com um pouco de sal e refogue por uns minutos. Depois, acrescente o molho de tomate e um pouco de água filtrada para diluir o molho. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, mantendo a panela no fogo. Em seguida, acrescente as salsichas cortadas em rodelas (que devem ter sido pré-cozidas) e deixe a mistura ferver bem. Reserve.

Para montar, comece forrando o fundo do pote com pedaços do pão de forma. Em seguida, acrescente uma camada da salsicha com o molho. Cubra com um pouco do purê de batata e, logo após, adicione mais uma camada de salsicha. Para finalizar, você pode cobrir com batata palha e prontinho!

Obs.: A receita de cachorro-quente no pote pode ser incrementada com outros ingredientes, como milho, ervilha e até queijo ralado. Basta adicionar os toppings de sua preferência!

Cachorro-quente prensado

Para quem não sabe, o cachorro-quente prensado nada mais é que uma versão mais torrada e compacta do hot dog tradicional. Neste caso, você pode usar pão de forma ou pão de cachorro-quente comum - fica por sua conta!

Você vai precisar de: 1 pacote de pão de forma tradicional Qualitá (500 g) ou 1 pacote de pão para hot dog Qualitá 500g, 500 g de salsicha cortada da forma que preferir, 1 cebola picada, 1 tomate picado, sal e azeite, 1 sachê de molho de tomate Qualitá (340 g), pimenta-do-reino moída, queijo muçarela ralado (opcional) e batata palha para servir.

Primeiro, corte as salsichas da forma que preferir (ao meio, em 4 partes ou em rodelas, por exemplo) e leve para cozinhar em uma panela com água fervente por 5 minutos. Assim, elas liberam uma tintura e ficam pré-prontas para a próxima etapa. Escorra a água e reserve.

Em uma panela, junte um pouco de azeite, a cebola picada, o tomate, o sal, a pimenta-do-reino moída a gosto e refogue por uns minutos. Depois, é só acrescentar o molho de tomate, um pouco de água filtrada (para diluir mais a mistura) e mexer por um tempo. Por fim, adicione as salsichas e deixe a mistura ferver para que o sabor fique bem acentuado.

Corte os pães de cachorro quente e coloque uma salsicha inteira (junto com o molho a gosto) em cada um. Adicione um pouco de queijo ralado (opcional) e, então, leve o sanduíche para prensar em uma sanduicheira. Caso você tenha optado pelos pães de forma, a nossa dica é usar meia salsicha para cada fatia, dobrar ao meio e levar para prensar. O resultado também fica supersaboroso!

Matérias: Alimentação

Ver mais