Pets

Cachorro pode comer ovo? Tire suas dúvidas sobre a alimentação do animal

Saiba se é uma boa ideia oferecer ovo cru, cozido, frito e de codorna para os cães.
Saiba se é uma boa ideia oferecer ovo cru, cozido, frito e de codorna para os cães.

Quem tem cachorro e permite que o bichinho acesse todos os ambientes da casa sabe que na hora das refeições é comum que o animal se interesse por aquilo que seus tutores estão comendo. Por mais que eles tenham acabado de comer a ração, sempre há algo no cheiro dos alimentos que consumimos que atrai o faro dos peludos. Hoje vamos falar sobre o ovo, um alimento cheio de proteína que faz muito bem para o nosso organismo e está presente na casa da maioria das pessoas. A seguir, tire todas as suas dúvidas e descubra se cachorros podem comer ovo!

Cachorro pode comer ovo? A resposta é sim!

Boa notícia para os nossos amigos de quatro patas! O ovo é uma excelente fonte de aminoácidos essenciais, nutrientes que um cachorro só consegue obter por meio da alimentação. A albumina, por exemplo, é abundante na clara do ovo e traz benefícios para o tecido muscular do cão, além de atuar na parte hormonal. Já o triptofano é um aliado contra a ansiedade, contribuindo para o bem estar tanto de pessoas quanto de cachorros.

As vitaminas A, D, E e K estão presentes na gema do ovo, e ajudam o organismo canino a se manter protegido e também a digerir a gordura presente nessa parte do ovo. Vale lembrar que alguns alimentos próprios para cachorro, como a Ração Para Cães Grande Porte Sabor Carne e Vegetais Adulto Qualitá também possuem essas vitaminas na composição.

Cachorro pode comer ovo cozido, desde que sem temperos

A melhor forma de oferecer ovo para cachorro é também a mais simples: cozinhando o alimento. O processo mantém todos os nutrientes do alimento e cria uma textura bastante palatável para os pets de todas as idades. A diferença para o consumo humano é que para o cachorro não são necessários - nem recomendados - os temperos, inclusive o sal. Portanto, cachorros podem comer ovo cozido desde que eles tenham sido preparados com essa finalidade. Nada de dar a comida do próprio prato para o cãozinho, combinado?

Cachorro pode comer ovo cru? Cuidado com a Salmonella!

Quando cru, o ovo até consegue ser bem digerido pelo organismo dos cachorros adultos. Mas a pergunta é: existe necessidade de oferecer o alimento dessa forma ao animal? Assim como acontece com as pessoas, a bactéria Salmonella pode causar infecções nos bichinhos. É melhor evitar. Na dúvida, continue apostando unicamente na ração, que deve ser escolhida de acordo com o tamanho e a idade do cão.

Cachorro pode comer ovo frito? Dieta animal não tem espaço para óleos

O cheirinho do ovo frito invadiu a casa e despertou os instintos do seu cachorro? Dessa vez é melhor fazer a refeição longe dos olhares pidões dele. Nenhum tipo de fritura é bem-vinda na alimentação dos cães, nem mesmo quando estamos falando de um alimento saudável como o ovo. O óleo ou azeite utilizado no preparo podem causar problemas digestivos e muito desconforto para o bichinho.

Cachorro pode comer ovo de codorna! Alimento faz tão bem (ou até mais) que o ovo de galinha

O ovo de codorna pode ser oferecido como petisco para cachorros sem medo! Ele é supernutritivo, porém é preciso ter atenção a um fator: o alimento tem menos calorias que o ovo de galinha, mas por outro lado tem quase o dobro de colesterol e menor concentração de vitamina A. Mantendo o equilíbrio, ou seja, oferecendo o ovo de codorna ao animal em pequenas porções e esporadicamente, é possível ficar só com os benefícios que ele oferece. Não se esqueça: a base da alimentação canina deve ser a ração, tá?

Matérias: Pets

Ver mais