Economia do lar

Cacau em pó, achocolatado e chocolate em pó: quais são as diferenças?

Achocolatado é um ingrediente fácil de dissolver no leite, enquanto o cacau e chocolate em pó são ótimos para fazer bolos, brownies e biscoitos
Achocolatado é um ingrediente fácil de dissolver no leite, enquanto o cacau e chocolate em pó são ótimos para fazer bolos, brownies e biscoitos

Na hora de preparar bolo, brownie, cookie e outros doces de chocolate, é comum usar ingredientes como cacau em pó, achocolatado e chocolate em pó. Eles são fáceis de agregar a massas e concedem bastante sabor, rendendo receitas deliciosas. Mas você já parou para pensar nas diferenças entre esses três ingredientes? Embora sejam bem parecidos, eles possuem texturas e sabores distintos, sendo usados para diversos preparos em casa. Aqui, nós listamos as principais diferenças entre os três e como incluí-los no seu cardápio. Dá uma olhada!

Cacau em pó é mais fino e de sabor amargo

Considerado um ingrediente bem nutritivo e de sabor intenso, o cacau, é composto por 100% de cacau, tem um sabor amargo e textura mais fina. Por não conter açúcares e outros aditivos em sua composição, o cacau em pó é mais puro que o achocolatado ou chocolate em pó. 

Vale destacar, ainda, que existem diferentes tipos de cacau em pó, que variam em termos de sabor e composição. O primeiro é o natural, que se destaca por ter uma cor mais clara e sabor mais amargo. Esse tipo de cacau em pó é mais ácido, pois não possui alcalinizantes em sua composição. Por isso, ele é geralmente usado em receitas de brownies, bolos e outras massas junto com o bicarbonato de sódio - ingrediente que ajuda a tirar a acidez do cacau.

Já o cacau em pó alcalino (também conhecido como holandês), recebe um tratamento alcalinizante com carbonato de potássio, o que é capaz de neutralizar a acidez do ingrediente. Esse tipo de cacau tem uma cor mais escura e um sabor um pouco mais suave, sendo mais fácil de incorporar a misturas líquidas.

Opções de receita com cacau em pó

O cacau em pó concede um sabor mais acentuado e amargo às receitas. Por isso, brownies, cookies, bolos, vitaminas, smoothies e shakes podem ser preparados com uma pequena quantidade desse ingrediente.

Chocolate em pó é composto por 50% de cacau e 50% de açúcar

Quando se trata de fazer receitas mais doces, o chocolate em pó é a opção perfeita. Isso porque ele é composto por 50% de açúcar e 50% de cacau em pó, o que garante um sabor mais doce à qualquer preparação que você fizer. Algumas versões são ainda mais doces, contendo apenas 25% de cacau na composição. Preste atenção a esse detalhe 

Receita com chocolate em pó: brigadeiro e muito mais

massas de brownies, bolos, biscoitos, cupcakes, coberturas para bolo, brigadeiros e outros doces. Ao usar o chocolate em pó, é possível fazer receitas mais doces, que fazem bastante sucesso entre as crianças!

Achocolatado é a escolha certa para preparar bebidas

Quem nunca usou o achocolatado que já tinha na despensa para fazer um brigadeiro? Fica uma delícia, sem dúvida! Mas o achocolatado é ideal mesmo como ingrediente de bebidas, como ochocolate quente. Ele é bem fácil de dissolver em líquidos, como o leite, rendendo preparos rápidos para o dia a dia.

Além de ter um achocolatado comum, a Qualitá também oferece uma versão que contém 25% de aveia, ingrediente que tem um alto teor de fibras. Esse tipo de achocolatado é menos doce e se destaca por ser fonte de zinco, ferro, vitaminas A, B3 e C.

Receita com achocolatado: dispense o açúcar

O achocolatado geralmente já vem adoçado e algumas versões podem chegar a 70% de açúcar. Então, na hora de preparar chocolate quente, shake, leite com chocolate e outras receitas, equilibre o achocolatado com outros ingredientes menos doces, combinado?

Matérias: Economia do lar

Ver mais