Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Buscando dicas para manter a casa limpa no inverno? Checklist te ajuda a organizar tudo sem sofrer com o frio
Meu Lar 15/07/2019

Buscando dicas para manter a casa limpa no inverno? Checklist te ajuda a organizar tudo sem sofrer com o frio

Fazer faxina em qualquer época do ano é uma missão complicada, né? Mas quando o frio aperta de verdade, algumas tarefas (como lavar a louça) ficam ainda mais difíceis. Fora a preguiça de ter que sair do conforto do edredom para limpar a casa. Para te ajudar nessa missão, nós preparamos um checklist completinho para que você consiga dar conta de todos os cômodos nesse período de inverno. Confira!

Prepare uma lista para cada cômodo da casa

O primeiro passo para não se perder ou esquecer de fazer faxina é se organizar, montando listas de acordo com cada cômodo da casa. É importante que você anote todas as tarefas fundamentais e as distribua pela semana. Assim, você não fica sobrecarregado demais e consegue dar conta de tudo aos poucos. Confira abaixo o checklist de inverno que montamos para cada ambiente da casa.

1. Cozinha

Existem algumas tarefas básicas que você deve fazer na cozinha: lavar a louça, o piso, limpar a bancada, os armários e as prateleiras. Por isso, uma boa dica é separar um dia da semana para limpar todo o cômodo.

Mas conciliar tudo isso com o frio pode ser desconfortável, né? Por isso, o ideal é que você opte por lavar a louça à tarde (quando o sol fica mais intenso). Quem tem torneira com opção de água quente também pode (e deve) recorrer a isso durante esse período. Lembrando que algumas louças gordurosas devem ser lavadas com água quente para ficarem 100% limpas.

O ideal é que você também passe um pano úmido no piso e nos móveis. Uma boa dica é também fazer isso em um horário mais quente do dia – ou seja, se planeje para fazer a faxina de manhã ou à tarde, sem nunca postergar a tarefa para a noite. Trabalha fora? O jeito é deixar essa tarefa para o fim de semana, então.

2. Banheiro

Nessa época mais fria bate aquela preguicinha de lavar o banheiro, né? Mas a boa notícia é que você não precisa fazer isso com muita frequência, basta manter uma limpeza básica rotineira que dá supercerto. Além disso, se engana quem pensa que o banheiro só pode ser lavado com água e sabão. Existem vários limpadores próprios para limpar a pia, o vaso sanitário e o piso. Fica muito mais fácil fazer faxina no banheiro no inverno sem precisar usar água, pode apostar!

Obs.: Tente manter o banheiro sempre limpo e arrumado. Mas, assim como fez na cozinha, procure também reservar um dia da semana para fazer uma limpeza mais caprichada. Se quiser, faça essa faxina depois que alguém tiver tomado banho quente, porque o banheiro vai estar com uma temperatura mais agradável nesse frio.

3. Lavanderia

O ideal é que você também se planeje para lavar as roupas em um horário em que a temperatura esteja mais amena. Ou seja, o mais indicado é lavar as roupas na parte da manhã ou à tarde. Assim, além de você sentir menos frio, as roupas também secarão mais rapidamente. Afinal, uma das maiores dificuldades durante o inverno é garantir que as roupas sequem com facilidade. Neste quesito, a principal dica é deixá-las ao sol penduradas em cabides. Outra ideia interessante é recorrer à máquina secadora para agilizar esse processo. Que tal?

4. Quartos e sala

Antes de as temperaturas baixarem (é só ficar de olho na previsão do tempo) você pode tirar todas as roupas de frio do armário para fazer uma arrumação geral. Algumas peças podem estar com cheiro de mofo e precisam ser lavadas o quanto antes. Por isso, tente selecionar todas as roupas que serão usadas nessa época, lave-as e as deixe em um local mais acessível do armário. Não se esqueça também das mantas e dos edredons, ok? No que diz respeito à limpeza dos pisos e móveis do quarto e da sala, o seu maior aliado será o pano úmido. Se programe para limpar um cômodo por dia e tente fazer isso em um horário cedo. Não tem erro!

Veja mais