Receita

Brigadeiro de torta de limão

Tempo

20 minutos

Porções

18 unidades

Dificuldade

Fácil

O brigadeiro de torta de limão é perfeito para dar uma variada no sabor tradicional do doce
O brigadeiro de torta de limão é perfeito para dar uma variada no sabor tradicional do doce

O brigadeiro é, definitivamente, uma receita muito brasileira. Ele é tão querido que é comum encontrar pessoas que decidiram ganhar uma renda extra vendendo o doce na faculdade, em festas ou até mesmo no trabalho. E foi exatamente com esse pensamento que a cineasta Gabriella Fischer começou a vendê-lo no estágio. Mas em em vez de simplesmente preparar o sabor tradicional, que todo mundo conhece e gosta, ela inovou e criou novas receitas. Dentre elas, está a de brigadeiro de torta de limão, que além de uma delícia é perfeita para dar aquela variada nas festinhas de aniversário. Quer aprender a preparar esse docinho? Então siga o passo a passo que ela mandou pra gente:

Ingredientes

Dicas antes de começar a receita

1. Raspe a casca do limão e reserve as raspinhas em um pote, pois você irá usar no final da receita;

2. Esprema o suco do limão e reserve;

3. Escolha um creme de leite que não tenha muito soro, seja mais consistente.

Modo de preparo

1. Em uma panela com fogo baixo, coloque a margarina, o leite condensado, o creme de leite e misture;

2. Quando estiver iniciando o ponto de brigadeiro (passe a espátula no fundo da panela e verifique se está soltando: se sim, está no ponto), adicione uma colher de sopa do suco de limão e continue misturando;

Dica: Para quem é fã de limão, pode adicionar mais uma colher. Apenas fique atento na hora de acrescentar o suco, pois ele pode espirrar!

3. Quando o suco estiver bem misturado na massa, adicione as raspas do limão e misture;

4. Retire a panela do fogo e, em uma superfície lisa, pode misturar mais um pouco;

5. Despeje a massa em uma travessa e deixe esfriar;

6. Quando não estiver mais quente, cubra a travessa - pode ser com filme de PVC - e coloque na geladeira. A dica é deixar no mínimo meia hora. A massa do brigadeiro de torta de limão fica um pouco mais mole que o normal, não estranhe. O tempo na geladeira é para ajudar na hora de enrolar e também dá um gostinho refrescante ao doce.

Finalização

1. Triture o biscoito de maisena - pode utilizar o mixer ou um socador, para que fique alguns pedaços de biscoito;

2. Em uma travessa, coloque o biscoito triturado e, com as mãos com um pouco de margarina, enrole as bolinhas do brigadeiro;

3. Agora é só se deliciar!

Por que preparar o brigadeiro de torta de limão

Para alguns, se perguntar a razão de comer um doce pode parecer meio óbvia: porque é gostoso. Mas para Gabriella Fischer o motivo é um pouco mais especial. Acostumada a preparar brigadeiros para a família e amigos, ela encontrou na cozinha uma forma de tornar os seus dias mais felizes e enfrentar  problemas pessoais.

"Comecei a entender que não tava mais 100% bem e saudável, e aí a vontade de cozinhar foi para o espaço. Até porque, uma verdade: quando eu tentava, as receitas não davam certo. Após um período, avançando com as conversas e terapias com minha psicóloga, vi como uma possibilidade de ajuda voltar a cozinhar. Foi uma maneira que eu encontrei para ocupar meus pensamentos e também fazer algo bom: adoçar o dia das pessoas", conta.

Foi aí que ela, que já tinha vendido brigadeiros tradicionais no estágio, resolveu criar novos sabores, e para isso contou com a ajuda de pessoas queridas, que deram ideias e a ajudaram a chegar ao número de 10 receitas de brigadeiros para vender. Com o contrato de estágio chegando ao fim, não se desanimou e viu nos doces uma forma de manter uma renda e ajudar nas contas da casa. E foi assim que surgiu o Doçuras Gabi Fischer.

"Meu desejo é continuar levando essa pequena felicidade em forma de doces para as pessoas, porque eu acredito que, mesmo em um dia difícil, um docinho pode trazer uns minutos de alegria. Os brigadeiros ajudam no meu tratamento e eu espero retribuir isso para quem os experimenta. Agora espero que o projeto continue caminhando e crescendo!", afirma.

* Gabriella Fischer é fundadora do Doçuras Gabi Fischer e disponibiliza o seu Instagram para contato

Matérias: Receita

Ver mais