Lavanderia

Bota nobuck: como limpar esse sapato de couro

Limpe a  bota nobuck  com uma flanela levemente umedecida e, se necessário, use uma borracha escolar branca ou até mesmo um pouco de sabonete neutro com uma escovinha para esfregar sujeiras pontuais
Limpe a bota nobuck com uma flanela levemente umedecida e, se necessário, use uma borracha escolar branca ou até mesmo um pouco de sabonete neutro com uma escovinha para esfregar sujeiras pontuais

Usar um bom par de botas nobuck para fazer trilhas ou viagens longas é uma excelente opção! Afinal, o nobuck é um tipo de couro confortável (com acabamento lixado, liso e aveludado) que tem uma textura bem macia e fica mais maleável com o passar do tempo. Ainda assim, apesar de ser mais resistente que a camurça, ele precisa de alguns cuidados de manutenção - uma limpeza com os produtos errados, por exemplo, pode acabar gerando manchas indesejadas no couro. Então, para te ajudar, nós separamos as melhores dicas de como limpar bota de nobuck sem danificar ou manchar o calçado. Confira!

Como limpar bota de nobuck?

A primeira dica para limpar bota nobuck é evitar usar água em excesso ou produtos de limpeza. O ideal é utilizar apenas uma flanela após o uso para fazer a manutenção e, assim, evitar que o calçado fique muito sujo. Mesmo assim, com o passar do tempo, é bem possível que a bota fique com umas sujeiras e manchinhas (principalmente na parte mais próxima à sola). Para resolver esse problema, basta seguir as nossas dicas:

Passe um pano levemente umedecido

Para fazer uma limpeza mais superficial, você deve usar um pano ou flanela macia levemente umedecida para esfregar os pontos mais sujos do calçado de nobuck. Use o dedo indicador para esfregar a mancha com mais precisão e, depois, deixe a bota secar naturalmente na sombra.

Recorra à borracha escolar branca para tirar manchinhas do nobuck ou da camurça

Além de usar um pano úmido, você também pode recorrer à borracha escolar branca - que é ótima para remover manchinhas pequenas de calçados de nobuck ou de camurça. Basta apagar suavemente a mancha, esfregando em movimentos retos ou circulares, e prontinho! Lembre-se apenas de não utilizar borrachas coloridas, ok? Use apenas as brancas!

Use um pouco de sabonete e uma escovinha para remover sujeiras pontuais

Caso haja alguma sujeira que esteja mais difícil de sair, a melhor dica é usar um pouco de sabonete neutro. Para isso, molhe as mãos e passe os dedos no sabonete. Em seguida, passe os dedos na extensão da sujeira, esfregando em movimentos circulares. Se julgar necessário, use uma escovinha para esfregar a mancha pontualmente e prontinho! Por fim, passe um pano levemente umedecido no local e espere o calçado secar na sombra.

Obs.: Você também pode usar produtos específicos para a limpeza de nobuck (que geralmente também servem para peças de camurça). Nesse caso, basta borrifar o limpador diretamente na bota e usar um paninho para esfregar as sujeiras. Funciona superbem!

Recorra à palha de aço ou à lixa de unha para remover manchas mais difíceis

Você sabia que também dá para limpar a bota de nobuck com palha de aço ou lixa de unha comum? Como o nobuck é um tipo de couro que já vem lixado, você pode esfregar sem medo de danificar a superfície (mas sempre tomando cuidado para não colocar muita força).

O ideal é que você recorra a esse método para tirar manchas mais escuras que geralmente ficam perto da sola. Comece usando a lixa no local da sujeira - esfregando como se fosse a unha - e, caso a mancha não saia completamente, recorra à palha de aço. O ideal é que você lixe apenas os locais sujos pontualmente e, de preferência, faça uma limpeza rotineira com a flanela úmida para evitar o acúmulo de sujeiras.

Matérias: Lavanderia

Ver mais