Economia do lar

Bolo queimado ou cru: o que fazer para salvar a massa

Para salvar massa de bolo queimado, uma boa dica é remover as partes mais danificadas e, então, cobrir com alguma calda
Para salvar massa de bolo queimado, uma boa dica é remover as partes mais danificadas e, então, cobrir com alguma calda

Errar as medidas dos ingredientes (ou o tempo de forno) no preparo de bolos é algo que pode acontecer de vez em quando, não é mesmo? O problema é que, quando esse tipo de acidente ocorre, a massa pode acabar ficando crua ou até mesmo queimada em alguns pontos. Mas você sabia que existem alguns truques para contornar esses erros e salvar a massa no fim das contas? Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como lidar com bolo queimado ou cru. Confira!

O que fazer com bolo queimado?

Caso você deixe a temperatura do forno alta demais (ou esqueça o bolo assando por muito tempo), é bem provável que algumas partes da massa fiquem queimadas. Caso isso aconteça, existem dois truques que você pode seguir.

Tire a parte mais queimada e incremente com alguma calda e granulados

Quando o bolo fica queimado apenas superficialmente (com algumas casquinhas em cima), a melhor dica é remover as partes danificadas e, então, cobrir a massa com alguma calda, como brigadeiro mole ou ganache de chocolate, por exemplo. Para enfeitar e conceder ainda mais sabor, coloque granulados de chocolate, paçoca triturada ou chantilly por cima - fica bem saboroso e, assim, dá para disfarçar melhor as partes queimadas.

Despedace o bolo até formar uma farofa e use-a no preparo de pavês

Em alguns casos, é possível que a massa do bolo fique muito queimada e não dê para remover apenas as casquinhas de cima. Nesse tipo de situação, a melhor dica é esfarelar a massa por completo até formar uma espécie de farofa.

Com o bolo despedaçado, é possível fazer sobremesas novas bem saborosas, como receitas de pavês ou tortas mousses. Para isso, prepare um creme de chocolate (com leite condensado, creme de leite e achocolatado) e, então, monte um pavê com camadas alternadas de farelo de bolo e creme. Fica uma delícia!

O que fazer com bolo cru?

Caso a massa do bolo fique crua, você pode seguir alguns truques para assá-la novamente (tomando cuidado para não deixar queimar) ou até mesmo fazer alguns reparos para aproveitar a massa e criar receitas novas.

Cubra a forma com papel alumínio e coloque-a novamente no forno em banho-maria

Uma boa dica para não desperdiçar massa crua é colocá-la novamente para assar no forno. No entanto, para não correr o risco de queimar a parte do bolo que já está no ponto certo, você deve cobrir a forma com papel alumínio e posicioná-la dentro de um recipiente maior com água (para assar em banho-maria). Assim, você garante que apenas a parte de dentro da massa (que fica geralmente mais crua) asse aos poucos. Bem simples, né?

Que tal preparar um bolo vulcão?

Quando a massa do bolo não assa por completo, a parte do meio é a que geralmente fica mais crua. Caso isso aconteça, uma ótima dica é partir para uma receita de bolo vulcão. Para isso, basta fazer um furo no meio da massa (removendo toda a parte crua) e, então, caprichar na cobertura. Quando o primeiro pedaço é cortado, a calda escorre pela travessa, o que dá um resultado bem bonito! E a melhor parte é que você pode preparar diferentes caldas (de brigadeiro branco ou preto, creme de limão, doce de leite, ganache e por aí vai) para cobrir o bolo vulcão. Que tal experimentar?

Matérias: Economia do lar

Ver mais