Sabe essas sobremesas que têm gostinho de felicidade? Foi tentando recriar esse sentimento que a confeiteira Juliane Hokama - que abandonou o mundo da administração para seguir o sonho de ter sua própria confeitaria - criou o bolo fofinho e funcional de chocolate com banana.
Com zero açúcar e utilizando frutas que poderiam ir para o lixo por estarem muito escuras, a receita é perfeita não apenas para quem quer evitar comidas que engordam como também aos que odeiam desperdício de alimentos. Isso sem falar que ela cai muito bem com o lanche da tarde, podendo ser uma ótima combinação para o chá ou o famoso cafezinho.
"O bolo me remete a uma linda mesa rodeada de gostosuras e pessoas queridas. Eu acho que é isso que todos nós queremos: parar um pouco da loucura do dia a dia e aproveitar comidas gostosas, que trazem aconchego", afirma Juliane.
Veja o seu passo a passo e aprenda a preparar essa delícia!
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 200°C (temperatura média);
2. Unte com óleo e polvilhe com a misturinha da farinha de trigo e chocolate em pó uma fôrma de bolo inglês de 22x10 cm;
3. Descasque as bananas, as amasse bem em um prato;
4. Numa vasilha, bata os ovos, depois junte o óleo e misture com um garfo;
5. Junte a banana amassada;
6. Em outra tigela, misture o chocolate em pó, as farinhas, o farelo de aveia, o fermento e o bicarbonato de sódio;
7. Aos poucos junte esses ingredientes secos à massa líquida, mexa com leveza até tudo estar bem misturado;
Dica: Não é legal mexer demais porque a farinha pode desenvolver o glúten e o bolo não ficar macio.
8. Transfira a massa para a fôrma e leve para assar por 45 minutos ou até dourar. Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, pode retirar do forno; caso contrário, deixe mais alguns minutos.
9. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar;
10. Sirva a seguir.
Os segredos para o bolo perfeito
Gosto não se discute, mas ainda assim é possível seguir alguns truques para deixar o bolo fofinho e funcional de chocolate com banana ainda mais a sua cara. Juliane Hokama sugere, por exemplo, a adição de ¼ de xícara de açúcar demerara, mascavo ou refinado para quem gosta de um bolo mais adocicado. Outra dica é substituir a aveia por uma farinha de amendoim ou outra oleaginosa. Ah, e se não tiver bicarbonato de sódio em casa pode ficar tranquilo, porque o bolo ainda assim vai dar certo, só não ficará tão macio quanto poderia.
Juliane Hokama também sugere dar o bolo de presente a alguém, o que é uma ótima alternativa para quem está precisando economizar e não pode gastar muito dinheiro com algo mais caro. Isso sem falar que essa é uma alternativa personalizada e que promete agradar - e muito - quem o receber. "Você pode assar o bolo nessas formas de papel forneável e presentear alguém, uma opção barata com aquele toque de carinho. Fica a dica para uma deliciosa lembrancinha de Natal", diz.
Por fim, Juliane dá o verdadeiro pulo do gato para fazer o doce perfeito: nunca estar com qualquer sentimento negativo enquanto prepara a receita. Afinal, sua própria história com a patisserie envolve a cozinha como forma de terapia. Após se tornar mãe, resolveu começar a vender doces preparados em casa para ficar mais tempo com o filho e foi se aperfeiçoando nesse universo. Três anos depois chegou a voltar para o mundo corporativo da administração, mas percebeu que seu verdadeiro sonho era abrir a própria confeitaria e fazer doces artesanais. Por isso, saiu da agitada capital paulista e voltou para a sua cidade natal, Mogi das Cruzes, onde abriu o D'Juh Confeitaria Artesanal.
"Eu acredito que o grande segredo em fazer doces gostosos e bonitos é o amor e dedicação que você coloca neles na hora da preparação. Parece meio clichê, mas é isso mesmo por exemplo, se estou em um dia meio agitada ou nervosa eu evito fazer um bolo, porque a probabilidade de ele ficar ruim é bem grande", conta.
* Juliane Hokama é fundadora do D'Juh Confeitaria Artesanal e disponibiliza o seu Instagram para contato