Receita

Bolo de batata com pimenta-do-reino e curry

Tempo

1h

Porções

6 porções

Dificuldade

Fácil

O bolo de batata com pimenta-do-reino e curry pode ser servido para toda a família
O bolo de batata com pimenta-do-reino e curry pode ser servido para toda a família

Algumas receitas são velhas conhecidas de qualquer brasileiro, como é caso do strogonoff ou da boa e velha feijoada. E nesse grupo podemos incluir também o bolo de batata, que além de fácil de preparar ainda é perfeito para ser servido em um almoço em família ou consumido em quentinhas por toda a semana. Mas já pensou em inovar um pouco no seu preparo? O bolo de batata com pimenta-do-reino e curry não só é delicioso como também muito benéfico ao organismo por contar temperos que ajudam o trato intestinal a funcionar melhor. Para experimentar é só seguir o nosso simples passo a passo:

Ingredientes

Modo de preparo

1. Prepare a carne moída com molho de tomate, alho picado, curry e sal;

2. Descasque as batatas, corte em pedaços e leve para ferver em uma panela com água;

3. Quando elas estiverem macias, amasse com um garfo ou utilize um mixer até que o conteúdo fique bem pastoso;

4. Coloque as batatas amassadas em uma panela, ponha sal, pimenta-do-reino e vá misturando acrescentando o leite aos poucos;

5. Quando o purê estiver pronto, o divida em duas partes;

6. Coloque a primeira no fundo de um refratário que possa ser levado ao forno, acrescente a carne moída e finalize com outra camada de purê;

7. Polvilhe queijo ralado por cima da massa;

8. Leve para o forno a 210°C por 30 minutos;

9. Deixe esfriar um pouco e sirva a seguir.

Os truques para fazer o bolo de batata perfeito

Por mais que a receita seja bem simples, não custa nada dar mais algumas dicas para fazer um bolo de batata dos deuses, né? O primeiro deles é: acrescente ingredientes pelos quais você é apaixonado. Se você é muito fã de milho ou de azeitona, por exemplo, é claro que é permitido colocá-los na carne moída. Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade, porque eles podem "roubar" o sabor do curry, que é uma das estrelas desta receita.

Além disso, procure retirar o máximo de água presente na carne moída antes de colocá-la no refratário, porque ela pode não evaporar completamente e deixar o bolo de batata muito mole. Também não se esqueça que, se não encontrar batatas grandes, 5 pequenas vão produzir a mesma quantidade de purê. Por fim, sua consistência não ficará firme até que ele seja levado para a geladeira, portanto se você o servir assim que ele sair do forno saiba que ele provavelmente irá se desmanchar com facilidade, embora o sabor continue ótimo.

Matérias: Receita

Ver mais