Alimentação

Bolinho de bacalhau: dicas para fritar e 3 opções de molho para acompanhar

  
 
 
       
 Bolinho de bacalhau crocante e sequinho: óleo bem quente é um dos truques na hora de fritar.
Bolinho de bacalhau crocante e sequinho: óleo bem quente é um dos truques na hora de fritar.

O bacalhau pode dar origem a muitas receitas, mas existe uma preparação que - apesar de muito simples - é uma das mais queridas: o bolinho de bacalhau. De origem portuguesa, os bolinhos de bacalhau foram criados no início do século passado e nunca mais saíram dos cardápios, inclusive brasileiros. Quem é que não fica com água na boca ao sentir o cheiro do bolinho de bacalhau frito?

Bolinho de bacalhau é o petisco perfeito para as festas de fim de ano

Para acompanhar o bate-papo em família antes da ceia de Natal, para servir aos amigos na festa de réveillon ou para um lanche delicioso e descomplicado, nada melhor do que um bolinho de bacalhau crocante. O quitute é unanimidade porque seus ingredientes são simplesmente uma delícia: é a batata que dá ao peixe a consistência perfeita para virar um bolinho. Você não precisa nem mesmo se preocupar com a receita: o Bolinho de Bacalhau Congelado Qualitá já vem pronto para fritar. A gente te ensina como fazer!

Como fritar bolinho de bacalhau congelado

Bolinhos de bacalhau são deliciosos e práticos. Para fritar bolinho de bacalhau congelado, você nem mesmo precisa esperar que eles descongelem: é do freezer para a frigideira! Escolha uma panela desse modelo que tenha pelo menos 4 centímetros de altura e aproximadamente 22cm de diâmetro, para garantir que cada bolinho fique coberto pelo óleo e com espaço suficiente para que não grude.

Você pode usar outros tipos de óleo nesse preparo, mas não há nada como fritar bolinho de bacalhau no Azeite extra virgem português Qualitá! Coloque uma quantidade de gordura suficiente para realizar a fritura por imersão. Esquentou bem o azeite? Deixe os bolinhos de bacalhau mergulhados até que estejam douradinhos por fora. Evite virá-los, para que não desmanchem. Se o azeite espirrar demais, pode tampar a panela! Antes de servir, escorra os bolinhos em algumas folhas de Toalha de papel folha dupla Qualitá.

Molho para bolinho de bacalhau: 3 opções

Quer ainda mais sabor para o seu petisco? Prepare e sirva três opções de acompanhamentos para bolinhos de bacalhau com ingredientes que vão acentuar o sabor do peixe. Confira nossas sugestões:

Molho tártaro com creme de leite, cebolinha e picles

Uma opção bem fresca e levinha, que combina perfeitamente com o sabor do bacalhau e harmoniza também com fritura. O truque é preparar esse molho meia hora antes de fritar bolinho de bacalhau congelado, e deixá-lo na geladeira para que fique na temperatura certa para servir.

Ingredientes: 300g de Creme de leite Qualitá, 2 colheres (sopa) de Cebolinha verde Qualitá picada, 2 colheres (sopa) de Picles Qualitá picado, 4 colheres (sopa) de Cebola picada com sal Qualitá, 1 colher (sopa) de Molho de mostarda amarela Qualitá, suco de ½ limão, ½ colher (chá) de sal.

Como fazer: Misture todos os ingredientes com um batedor ou fouet até atingir uma consistência homogênea.

Molho agridoce à base de tomate

A receita é oriental mas combina perfeitamente com o bolinho de bacalhau português! Esse acompanhamento agridoce para bolinho de bacalhau vai ao fogo, mas fica pronto em 10 minutinhos!

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de Ketchup Tradicional Qualitá, 4 colheres (sopa) de Açúcar Refinado Qualitá, 4 colheres (sopa) de Vinagre de vinho branco Qualitá, 1 colher (sopa) de Extrato de tomate Qualitá, 3 colheres (chá) de Amido de milho Qualitá, 1 colher (chá) de Molho shoyu Qualitá, sal à gosto.

Como fazer: Misture todos os ingredientes em fogo baixo, até que o molho engrosse. Sirva em temperatura ambiente.

Tapenade de azeitona preta Qualitá já vem pronta para consumo

Bolinho de bacalhau fácil como o congelado combina com um molho igualmente fácil e saboroso! A Tapenade de azeitona preta é uma receita exclusiva da Qualitá para a sua família. Experimente!

Matérias: Alimentação

Ver mais