Fun

Biscoito ou bolacha? Descubra qual termo é mais correto

Na dúvida se é  biscoito ou bolacha ? Saiba que você pode usar os dois termos!
Na dúvida se é biscoito ou bolacha ? Saiba que você pode usar os dois termos!

Há uma eterna dúvida entre qual termo é o mais correto: biscoito ou bolacha? Nas redes sociais, esse embate é bem polêmico entre pessoas de diferentes estados brasileiros e nós gostaríamos de entrar na brincadeira! Apesar de ser uma escolha linguística bem subjetiva e cultural, que varia de acordo com a região do Brasil e a culinária, que tal descobrir qual a semelhança e a diferença entre biscoito e bolacha? Os substantivos são mesmo sinônimos ou não têm nada a ver? Dá uma olhada na explicação que trouxemos para esclarecer tudo e facilitar as compras de mercado pela internet!

Biscoito ou bolacha? Tem diferença?

Antes de mais nada, é preciso afirmar uma coisa: bolacha e biscoito são termos sinônimos, sim, mas possuem diferenças características no que se refere à origem de cada palavra e também à forma de preparo das massas. Para nós, não há certo ou errado, apenas singelas diferenças que podem determinar como chamar cada tipo de alimento!

Ambos são produzidos praticamente com os mesmos ingredientes: massa de farinha de diferentes tipos, gordura ou levedura e o açúcar (que é opcional em algumas receitas). Porém, eles se distinguem pela textura e formato. Vamos aos detalhes sobre o que é bolacha e o que é biscoito?

Entenda o que é biscoito: possui vários formatos e diferentes texturas

O termo “biscoito” vem do latim “biscoctus”. “Bis” significa “duas vezes” e “coctus” pode ser traduzido como “cozido”. Segundo a etimologia da palavra, o biscoito é caracterizado por ser cozido duas vezes, o que remete ao modo de preparo utilizado antigamente para deixar a massa menos úmida e fazer o alimento durar por mais tempo.

Já de acordo com o preparo da massa que forma o biscoito atualmente, ele é mais conhecido pela enorme versatilidade que apresenta. Afinal, ele pode ter variados formatos e textura seca ou úmida. Por exemplo, temos o Biscoito Amanteigado Qualitá sabor limão siciliano, que tem formato arredondado e textura sequinha, sem deixar de ser macio. Também temos o Biscoito Wafer Chocolate Qualitá, que é comprido, úmido e bem recheado. Mas será que tudo é biscoito?

Saiba o que é bolacha: tem formato plano e textura seca

O substantivo “bolacha” vem do latim “bulla”, que traduzido quer dizer “objeto esférico” ou “bolo”, e é somado ao sufixo diminutivo “acha”. O significado seria, então, de um “bolo pequeno” ou “bolinho”. A bolacha é caracterizada por ter formato arredondado e uma textura seca. Isso inclui também a ausência de recheio!

Isso nos faz lembrar do Biscoito Maria Qualitá, um clássico brasileiro, que poderia facilmente ser chamado de bolacha! Assim como o Biscoito Cream Cracker Qualitá, pois ambos atendem às características apresentadas. A curiosidade aqui é que o termo “cracker” também é uma palavra em latim e ela pode ser traduzida como “bolacha” por alguns dicionários e tradutores! Legal, né?

E o salgadinho? 

Há quem inclua outro termo a essa rixa milenar: o salgadinho! O substantivo também é considerado como uma forma de classificar alimentos em algumas regiões do Brasil. Esses são mais fáceis de diferenciar porque o nome já diz tudo e são ótimos para dividir com os amigos. Esse tipo de produto tem diferentes formatos, textura seca e crocante, e nada doce no preparo!

O Salgadinho Sabor Presunto Qualitá e o Salgadinho de Trigo Qualitá sabor calabresa acebolada são exemplos práticos das variações de formatos, mas demonstram os diferentes gostos apresentados! Também temos que falar da Batata Ondulada Cebola e Salsa Qualitá, que pode ser classificada como salgadinho e ainda conquista o paladar com um sabor excepcional. Uma delícia!

Então, é bolacha ou biscoito?

Para essa pergunta, não temos resposta certa! Como dito anteriormente, essa é uma escolha subjetiva e regional. Entre bolacha ou biscoito, o termo mais correto é o que você se sente mais confortável para usar! E aí, tudo esclarecido?

Matérias: Fun

Ver mais