Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Bichos de pelúcia precisam ser lavados! Siga as nossas dicas de mestre e faça eles durarem uma vida inteira
Cuide Bem 13/12/2018

Bichos de pelúcia precisam ser lavados! Siga as nossas dicas de mestre e faça eles durarem uma vida inteira

Aquele ursinho preferido da sua filha acumula poeira e não é de hoje. Além de possivelmente já ter várias manchinhas pela pelagem, também corre o risco de, a longo prazo, o brinquedo deixar os pequenos com alguma alergia. Para evitar que isso aconteça, o ideal é sempre limpar e higienizar as pelúcias, mesmo que sejam bem pequeninhas. Mas não se desespere! Lavar os bichinhos é superfácil, rápido e ainda garante que o brinquedo saia como novo. Para saber mais sobre como fazer essa mágica, é só continuar lendo!

1. Lave na máquina as pelúcias como se fossem roupas delicadas

A primeira coisa que você precisa saber é se a pelúcia pode ser colocada na máquina de lavar. Para ter certeza, verifique a etiqueta do brinquedo e fique atento aos símbolos. Depois disso, coloque o bichinho em um saquinho próprio para roupas delicadas e ligue o modo de lavagem para peças sensíveis. Se não tiver o saquinho, você pode usar fronhas de travesseiro e amarrar a ponta. Fique à vontade também para escolher o sabão em pó líquido ou em barra. A única recomendação é que você use a água fria, e não a quente. Para evitar que a pelúcia sofra algum defeito, também é bom ter certeza sobre a quantidade de detalhes bordados ou presos no animalzinho. Quando houver muitas roupinhas, grampinhos ou outros acessórios, o mais recomendável é retirar esses itens antes de jogar o brinquedo na máquina.

2. A lavagem à mão é mais indicada para os brinquedos mais delicados

Outra opção muito válida é lavar sua pelúcia à mão. Sendo um método mais indicado principalmente para brinquedos muito sensíveis ou com detalhes demais, o tanque ou a bacia de água com sabão em podem ajudá-lo a deixar os bichinhos brilhando. Mergulhe o animal na solução e, com delicadeza, massageie todas as áreas da pelúcia. Depois disso, substitua a mistura por uma com amaciante e repita o processo. Isso é importante porque um bichinho desse tipo é muito sensível e pode se rasgar com facilidade. Fique atento para mantê-lo seguro, tudo bem?

3. Fique atento na hora de secar, porque essa etapa é muito importante

Depois que você já tiver limpado seu bichinho apropriadamente, é hora da secagem. A forma mais recomendada de fazer isso é pendurar a pelúcia no varal ou deixar o brinquedo em um cantinho fresco para que da maneira correta. Só volte a guardar o brinquedo quando até mesmo o recheio da pelúcia já estiver seca, ok? Senão, mais tarde, pode ser que surjam odores da pelagem. No caso de o bichinho ser muito escuro, o ideal é manter o animal secando em uma área com sombra, porque o sol pode fazer o brinquedo desbotar.

4. Como manter a pelúcia limpinha no dia a dia

A lavagem mais profunda não precisa ser feita com regularidade, mas é importante tomar alguns cuidados com sua pelúcia durante o dia a dia. Se surgir algum buraco na costura, faça o remendo o mais rápido possível para evitar que o recheio escape do seu ursinho. Da mesma forma, é interessante manter o brinquedo em um ambiente bastante arejado por pelo menos 15 minutos diariamente, porque isso ajuda a evitar odores. Se você quiser garantir um cheirinho gostoso na pelagem, vale colocar a pelúcia dentro de uma fronha e jogar talco. Sacuda um pouco e retire o excesso com a ajuda de um aspirador. Mas faça isso com bastante cuidado, porque alguns fios do animalzinho podem acabar sendo puxados pelo equipamento. E, para evitar os ácaros, você pode colocar as pelúcias em sacos plásticos e mantê-los dentro do freezer por 24 horas. A medida mata parasitas e permite que seu brinquedo não gere alergias nos pequenos. Legal, né?

5. Saiba como guardar seus bichinhos em casa

Não coloque seu bichinho de pelúcia em caixas de madeira. Essa é uma das principais recomendações sobre como guardar o brinquedo, porque áreas desse tipo costumam atrair muitos cupins. Da mesma forma, ambientes muito úmidos em geral ajudam o bichinho a embolorar, o que pode acabar fazendo com que você precise jogar a pelúcia fora. O mais recomendado é manter o animalzinho em espaços frescos, como no alto de prateleiras, por exemplo.