Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Bebê a bordo! Aprenda a lavar fralda de pano com eficácia
Cuide Bem 23/01/2019

Bebê a bordo! Aprenda a lavar fralda de pano com eficácia

Bebês são, definitivamente, motivo de muita alegria. Ao mesmo tempo, não há como negar que eles dão trabalho – e muito. Isso porque, mesmo quando estão quietinhos, seus pais têm que se preocupar com o seu bem-estar nos mínimos detalhes, o inclui, claro, a parte de higiene. E é aí que entram as fraldas de pano! Tudo bem, não há como negar que as descartáveis são bem mais práticas, mas nem todo mundo tem dinheiro pra comprar pacotes o tempo todo, e por isso acabam optando pelo modelo mais tradicional. Também vai usá-la e não sabe como fazer a sua limpeza? Então aprenda com as nossas dicas:

Lave a fralda de pano várias vezes antes do primeiro uso

Antes de mais nada, saiba que não basta comprar uma fralda de pano e já ir colocando no bebê! Hoje, elas não são um simples paninho que você prende com alfinete, mas sim feitas com o objetivo de ser o mais confortável possível para o pequeno. Por isso, quando estão novas elas possuem uma espécie de goma que acaba impermeabilizando a peça – o que não é exatamente o objetivo, certo?

Portanto, antes de colocá-la no bebê é preciso lavar a fralda na máquina para que essa goma saia. É possível que mais de uma lavagem seja necessária até que ela saia por completo, então é só bater na máquina com diferentes levas de roupa – mas todas de bebê. Afinal, não vamos desperdiçar água e energia com apenas uma fralda, não é mesmo? Depois é só estender no varal e, quando secar, já pode colocar no pequeno.

Lavagem de fralda de xixi e de cocô é a mesma?

Se você está com essa dúvida na cabeça, saiba que a resposta é: sim e não. Isso porque o destino delas será o mesmo: a máquina de lavar, mas no caso da fralda suja de cocô é preciso cumprir algumas etapas antes. Antes de mais nada, jogue o cocô no vaso sanitário e dê descarga. Como ela ainda assim vai ficar sujinha, a dica é colocar sabão de coco na área afetada, esfregar bem e depois deixar de molho em um balde com o produto diluído. Isso vai evitar que o tecido acabe manchando. Ah, mas se tiver uma duchinha no seu banheiro pode usar, porque talvez ela te ajude a evitar a tão temida mancha ao tirar o excesso de cocô da fralda.

Ok, mas e a fralda de xixi? Bem, depois de jogar um pouco de água para retirar a sujeira e o cheiro ela deve ser colocada em um único balde, que pode acumular fraldas de até 2 dias. Depois que já tiver bastante, é só colocar para lavar. Lembrando que as fraldas podem ir junto com outras roupinhas de bebê, mas é importante evitar misturar as peças com as dos adultos.

Como lavar as fraldas do bebê

Achou que tinha acabado? Nada disso! Quando o assunto é bebê o cuidado deve ser redobrado, e por isso não poderíamos deixar de dar algumas dicas – especialmente para quem é leigo no assunto. Em primeiro lugar, não use alvejantes para lavar as fraldas e a as roupas do pequeno como um todo. Esse tipo de produto pode gerar alergias, então utilize apenas o que foi recomendado pelo pediatra. O próprio sabão de coco é uma ótima dica, mas procure sempre produtos de lavanderia próprios para bebês.

Se por acaso você ver alguma manchinha, pode passar o sabão de coco e deixar para quarar no sol. Depois, lave normalmente mais uma vez. Em relação ao ferro, ele não é indicado para fraldas de pano modernas. Basta realmente colocar as peças no varal e esperar que elas sequem naturalmente. Pronto! Agora você pode guardá-la e usá-la quando for preciso no seu bebê. Ah, e sim, é possível guardar a fralda de um filho para o outro, desde que ela seja lavada com frequência para continuar bem limpinha. De qualquer maneira, consulte sempre o pediatra para saber o mais indicado para os seus filhos, ok?