Lavanderia

Babador de bebê sujo? Como tirar manchas de frutas e outras sujeiras do acessório

Para tirar mancha de babador de bebê sujo, o ideal é usar detergente neutro o quanto antes e, se necessário, uma combinação de vinagre com bicarbonato de sódio
Para tirar mancha de babador de bebê sujo, o ideal é usar detergente neutro o quanto antes e, se necessário, uma combinação de vinagre com bicarbonato de sódio

Quem tem neném em casa sabe o quanto é importante, já nos primeiros meses de vida, saber como limpar as roupas e todo o enxoval. Afinal de contas, os pequenos estão experimentando as primeiras sensações da vida e é normal que essas experiências resultem em manchas nas roupas. O babador de bebê - seja de tecido, silicone ou plástico -, é um excelente aliado nessa horas e, na maioria das vezes, ajuda a salvar as roupinhas. Mas você sabe como tirar as manchas do babador de bebê? Nós separamos algumas dicas preciosas para isso. Dá só uma olhada abaixo e descubra as melhores formas!

Como limpar as manchas de frutas do babador de bebê sujo?

Todos sabem o quanto as frutas são importantes na alimentação de uma criança. E, quando o bebê é ainda muito pequeno, o ideal é oferecê-las levemente amassadas ou em forma de papinha - que acabam sujando ainda mais o babador. Mas não se desesperem, pois tirar manchas de frutas é bem mais fácil do que parece.

Para começar, tire o babador de bebê com cuidado para não manchar o chão ou a roupa do pequeno e, então, coloque-o sobre a pia, com a parte da mancha virada pra cima. Depois disso, esfregue um pouco de detergente líquido na mancha e coloque o babador de bebê para lavar normalmente na máquina de lavar. Ao retirar da lavadora, você verá que a mancha de fruta não está mais lá. O resultado pode ser ainda melhor caso você deixe o babador de bebê de molho por uns 15 minutos, deixando o detergente agir.

Caso o babador seja de silicone ou de plástico, a limpeza será ainda mais simples. Basta usar uma esponja limpa (separada apenas para os itens do bebê), um pouco de detergente neutro e prontinho! Esfregue o babador para tirar as sujeiras, enxágue-o na água corrente e o espere secar. Bem fácil, né?

Manchas de comida em babador de bebê: o que fazer?

A alimentação mais sólida costuma ser introduzida na rotina dos nenéns a partir dos 6 e 8 meses de idade. Com  isso, é necessário aprender como remover diferentes manchas do babador - de batata, abóbora, beterraba e outros vegetais. A boa notícia é que, assim como as de fruta, as manchas de legumes, cereais e leguminosas são fáceis de limpar. A principal dica é que, quanto mais rápido se age contra elas, mais sucesso você terá na hora de removê-las. Um ótimo truque para tirar manchas de comida é molhar o babador com sabonete neutro e adicionar um pouco de vinagre em cima da mancha. Depois disso, basta esfregar o local com uma escova e lavar normalmente para finalizar.

Vinagre com bicarbonato de sódio ajuda a limpar leite materno de babador de bebê

Essa receita natural é válida não apenas para o babador de bebê, como também para as roupas e fraldas de pano. É normal que essas peças acabem sujando na hora da amamentação ou até mesmo quando o neném toma mamadeira. A mistura caseira feita com vinagre e bicarbonato de sódio, inclusive, já é conhecida por quem sempre busca dicas de limpeza de roupas. Basta colocar um pouco de bicarbonato na mancha e jogar o vinagre por cima. Uma espuma irá se formar e, depois de deixar a peça descansar por cerca de um minuto, esfregue a mancha com uma escova de dentes velha. Depois disso, basta lavar a peça normalmente. O melhor de tudo é que o bicarbonato não só ajuda a limpar como também a tirar o odor do leite materno.

Matérias: Lavanderia

Ver mais