Lavanderia

Até quando devo lavar a roupa do bebê separado? Os cuidados para ter em cada fase

Não é preciso lavar todas as roupas do bebê à mão, já que a maioria das lavadoras já possui uma função própria para esse tipo de peça
Não é preciso lavar todas as roupas do bebê à mão, já que a maioria das lavadoras já possui uma função própria para esse tipo de peça

Todo mundo sabe que um bebê exige cuidados especiais com tudo. A organização da casa muda, a limpeza, a comida e até a lavanderia, e para pais e cuidadores de primeira viagem, as dúvidas com relação às roupas são muito comuns. Elas precisam ser lavadas separadas das roupas dos adultos? Por quanto tempo? Como cuidar? Quais os melhores produtos? Aprenda tudo aqui!

Até o segundo ano de vida, o ideal é lavar as roupas separadamente

Os bebês possuem a pele delicada e ainda não têm todos os anticorpos necessários como os adultos, por isso são muito mais suscetíveis a alergias, que podem ser desenvolvidas caso suas peças entrem em contato com as roupas sujas dos adultos. Quando a criança atinge um ano de idade, ela já possui grande parte desses anticorpos e já foi vacinada contra as principais doenças. Com isso, suas roupinhas já podem ser lavadas junto com as das outras pessoas da casa. Entretanto, muitos pais e responsáveis preferem esperar até os quatro anos, mas isso não é regra.

Qual o melhor sabão para lavar as roupas do bebê?

O ideal é usar produtos próprios para roupas de bebê, pois são hipoalergênicos e fabricados especialmente para as tecidos delicados e não agridem a pele da criança. Também é possível lavar as roupinhas com sabão neutro, sem cheiro nem corante, ou sabão de coco, de preferência glicerinados. Esse cuidado especial é necessário, pois além de alergias a pele de bebê é mais suscetível a doenças de pele, como dermatite e brotoejas, que podem ser causadas pelos aromatizantes e corantes em excesso do lava roupas comum.

Não há a necessidade de lavar todas as roupas à mão

Muita gente alimenta o mito de que é preciso lavar todas as roupas do bebê à mão, e que, caso isso não seja feito, ele pode ter cólicas, alergias e afins. Esqueça essa lenda urbana! Algumas máquinas de lavar já vêm com a função específica para as roupas delicadas dos bebês. Além disso, utilizando o sabão certo não há nenhuma necessidade em lavar tudo à mão. Outra informação importante é que até os 2 anos de vida é necessário lavar as roupas novas antes de usar, por conta da química que as peças podem conter.

Os cuidados continuam após os 2 anos

Até os quatro anos de idade, procure não usar produtos fortes e amaciantes com corantes nas roupas das crianças, pois apesar elas de já terem seu sistema imunológico constituído e poderem ter suas peças lavadas junto com as roupas dos adultos, ainda são muito suscetíveis à alergias por corantes. Após o período da primeira infância, as roupas podem ser lavadas normalmente.

Matérias: Lavanderia

Ver mais