Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
As receitas de comidas de festa junina para curtir o São João em casa
Guia Culinário 12/06/2020

As receitas de comidas de festa junina para curtir o São João em casa

Com a chegada do mês de junho, muitas pessoas ficam animadas com um evento em especial: a tradicional festa de São João, regada a muita quadrilha, brincadeiras e comidas típicas deliciosas. Mas você sabia que dá para fazer uma festa junina em casa de forma simples? Basta preparar os pratos certos e colocar uma playlist com bastante forró e canções juninas. Para te ajudar a curtir essa data da melhor forma possível, nós separamos as principais receitas de comidas de festa junina. Confira!

1. Caldinho de feijão

Para se aquecer nos dias mais frios e aproveitar o clima de festa de São João, nada melhor que apostar em um bom caldinho de feijão. O segredo é caprichar na pimenta e em outros temperos (como alho e cheiro-verde) para que fique realmente saboroso.

Você vai precisar de: 500 g de feijão, 2 litros de água, 1 folha de louro, 5 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, azeite, pimenta biquinho, sal e cheiro-verde a gosto.

Para começar, é importante que você deixe o feijão de molho por cerca de 8 horas (assim, você elimina os antinutrientes presentes nos grãos). Depois, coloque o feijão em uma panela de pressão com 2 litros de água, um pouco de sal e 1 folha de louro. Deixe cozinhar e, quando começar a chiar, espere 25 minutos.

Quando o feijão já estiver cozido, bata tudo com um mixer ou liquidificador. Em uma panela separada, coloque o azeite, a cebola picada, o alho amassado e refogue por um tempo. Depois, acrescente o feijão batido, adicione a pimenta biquinho e o cheiro-verde a gosto. Misture até engrossar mais e prontinho! Sirva o caldo com torradas que não tem erro.

2. Caldo verde

Outro prato que não pode faltar na festa junina é o caldo verde. De origem portuguesa, essa receita é feita com batata, couve e linguiça, resultando em uma sopa bem saborosa.

Você vai precisar de: 500 g de batata, 1 linguiça calabresa cortada em rodelas finas, 1 maço de couve-manteiga cortado em tiras, azeite, 1 sachê pequeno de caldo sabor galinha Qualitá, sal, cheiro-verde e pimenta-do-reino a gosto.

Para preparar, comece colocando as batatas descascadas e cortadas na panela de pressão com um pouco de água, sal, caldo de galinha Qualitá e azeite. Quando começar a chiar, espere 10 minutos. Em seguida, bata tudo com o mixer (para formar uma espécie de sopa de batata), acrescente a linguiça sem pele e cortada em rodelas, o cheiro-verde, a pimenta-do-reino e deixe ferver, até formar um caldo bem saboroso e homogêneo. Por fim, acrescente a couve-manteiga a gosto – você não precisa usar o maço inteiro se julgar necessário, por exemplo. Fica delicioso!

3. Canjica

Também conhecida como curau, a canjica é uma receita doce típica brasileira que faz muito sucesso no período de festa junina. Ela é feita com grãos de milho, leite e canela (que dá um sabor especial). Vale a pena experimentar!

Você vai precisar de: 1 pacote de canjica de milho Qualitá (500 g), 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado, 500 ml de leite de coco Qualitá, ¼ de xícara de açúcar, coco ralado e canela em pó a gosto.

Comece lavando bem o milho para canjica e, então, deixe-o de molho por 6 horas (assim, os grãos liberam antinutrientes). Em seguida, coloque o milho em uma panela de pressão com 2 litros de água e acrescente o açúcar. Quando começar a chiar, marque cerca de 20 minutos. Em seguida, adicione o leite, o leite de coco, o leite condensado e o coco ralado a gosto. Misture tudo no fogo médio por mais 15 minutos e prontinho! Sirva com canela em pó a gosto.

4. Milho cozido

Essa talvez seja a receita mais fácil de preparar da lista – e, com certeza, não pode faltar no seu cardápio de festa junina. A nossa sugestão é servir o milho quentinho com manteiga e um pouco de sal.

Você vai precisar de: 5 espigas de milho, sal e manteiga a gosto.

Coloque as espigas de milho em uma panela e cubra com água e acrescente um pouco de sal. Deixe cozinhar por 15 ou 20 minutos e, então, escorra quando o milho já estiver mole. Passe um pouco de manteiga com um pincel para dar um toque de sabor a mais. É de dar água na boca, né?

5. Cachorro-quente

Quem aí nunca comeu cachorro-quente com batata palha na festa junina? Esse é outro prato típico dessa época do ano e, a melhor parte, é mais simples de preparar do que parece.

Você vai precisar de: 500 g de salsicha cortada em rodelas, 1 sachê de molho de tomate com pedaços Qualitá, 1 cebola média picada, 1 pimentão verde picado, 2 tomates picados, 4 dentes de alho amassados, azeite e sal a gosto. Para servir, milho enlatado e batata palha.

Comece refogando a cebola e o alho com um pouco de azeite, acrescente o pimentão, os tomates e o sal, misture por alguns minutos e, então acrescente o molho de tomate e um pouco de água. Coloque as salsichas cortadas em rodelas e, então, deixe cozinhar por mais 15 minutos. Na hora de servir, coloque um pouco de milho e batata palha por cima. Fica delicioso!

6. Bolo de milho

O milho é um dos ingredientes mais importantes do cardápio junino (é comido cozido, usado para preparar canjica e incrementar outros pratos). Por isso, faz todo sentido preparar uma receita caseira de bolo de milho, não é mesmo?

Você vai precisar de: 4 ovos, 1 lata de milho verde Qualitá (200 g), 1 ½ xícara de fubá, 1 ½ xícara de açúcar, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, ½ xícara de leite, 4 colheres de sopa de margarina, 1 ½ colher de sopa de fermento em pó.

Para preparar, comece batendo o milho no liquidificador por 2 minutos. Depois, acrescente os ovos e o açúcar e bata novamente. Em seguida, adicione o leite, a manteiga e bata até que fique uma mistura mais homogênea. Para finalizar, acrescente o fubá, a farinha de trigo, bata mais uma vez e, então, coloque o fermento e misture. Coloque a massa para assar no forno a 180°C por cerca de 45 minutos e, quando estiver pronta, é só comer junto com um cafezinho.

7. Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Caso você queira preparar um doce mais elaborado (que faz bastante sucesso com as crianças), a nossa dica é apostar no bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Esse doce também tem tudo a ver com festa junina e é simples de fazer.

Você vai precisar de: 4 ovos, 2 copos americanos de farinha de trigo, 2 copos americanos de açúcar, 3 cenouras médias cortadas em rodelas, 3 colheres de sopa de água, ½ copo americano de óleo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 2 xícaras de chá de açúcar (calda), 2 xícaras de chá de chocolate em pó (calda), 2 colheres de sopa de margarina (calda), 6 colheres de sopa de leite (calda).

Para preparar a massa, bata as cenouras, o óleo e os ovos no liquidificador até que o legume fique bem triturado. Depois, transfira essa mistura para um recipiente, adicione o açúcar e bata com uma batedeira. Em seguida, acrescente a farinha de trigo peneirada, bata novamente e coloque as 3 colheres de água para que a massa fique mais leve. Acrescente o fermento em pó e, então, misture para finalizar. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 50 minutos.

Para fazer a calda, coloque o açúcar, o chocolate em pó e a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo até que tudo derreta. Em seguida, acrescente o leite, mexa por mais alguns minutos e prontinho! Quando o bolo estiver pronto, basta jogar a cobertura por cima.

8. Cocada caseira

Esse doce, assim como o bolo de milho, costuma ser presença marcada em todas as festas juninas. Feito basicamente com coco ralado e leite condensado, ele é bem doce, saboroso e é mais simples de fazer do que parece.

Você vai precisar de: 400 g de coco fresco ralado, 2 xícaras de açúcar, 6 colheres de sopa de leite condensado, 1 xícara de água e manteiga para untar.

Comece colocando a água e o açúcar em um panela e leve ao fogo alto por alguns minutos. Acrescente o coco, misture mais um pouco e, então, adicione o leite condensado. Continue mexendo até que a mistura fique mais grossa e solte do fundo da panela. Depois, unte uma assadeira com manteiga e, então, coloque algumas colheradas da cocada por cima. Deixe esfriar e, então, é só comer.

9. Doce de abóbora

Bem fácil de preparar, esse doce junino é originário do Rio Grande do Sul e também pode fazer parte da sua festa caseira de São João. A nossa dica, para incrementar, é colocar um pouco de coco ralado na receita – fica dos deuses!

Você vai precisar de: 1 kg de abóbora descascada e cortada em cubos, 2 xícaras de açúcar de coco, 1 canela em pau, 2 pacotes de coco ralado clássico Qualitá.

Para preparar, coloque a abóbora, o açúcar e a canela em uma panela e deixe cozinhar em fogo médio. Quando a abóbora já estiver mole, amasse-a, retire a canela em pau, adicione o coco e mexa mais um pouco. Depois, é só desligar o fogo e servir o doce. Que tal experimentar?

10. Quentão

Para finalizar, nada melhor que preparar uma das bebidas mais famosas de festa junina. O quentão, para quem não conhece, é feito a base de vinho (ou cachaça), frutas e especiarias. A melhor parte é que ele é supersimples de preparar e é ótimo para esquentar em dias mais frios – por isso, inclusive, essa bebida tem tudo a ver com a festa de São João (que é celebrada no outono/inverno).

Você vai precisar de: 1 litro de vinho tinto de sua preferência, 1½ xícara de chá de açúcar, 500 ml de água, 1 maçã picada. 2 paus de canela, cravo da índia a gosto.

Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio para caramelizar um pouco. Em seguida, acrescente a água o vinho e misture por mais uns minutos. Depois, acrescente a canela, o cravo, a maçã picada e deixe ferver por 10 minutos. Sirva a bebida ainda quente.

Obs.: Existem outras comidas de festa junina que são simples e deliciosas, como paçoca, pé de moleque e pipoca. A Qualitá oferece opções já prontas de todas elas – assim, você não tem trabalho de preparo, basta dispor tudo em potes e prontinho!

Veja mais