Fun

As melhores brincadeiras de Páscoa para se divertir com as crianças

Pintar ovos de galinha com temática da Páscoa é uma boa maneira de entreter as crianças na data comemorativa
Pintar ovos de galinha com temática da Páscoa é uma boa maneira de entreter as crianças na data comemorativa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelas crianças! Com ela chegam as gostosuras de chocolate - com um destaque especial, claro, para os ovos de Páscoa -, os presentes lúdicos que sempre envolvem coelhos e muita diversão. Por isso, nós preparamos uma lista com as melhores brincadeiras de Páscoa para se divertir com toda a família. Vem conferir!

1. Caça aos ovos de Páscoa

A caça aos ovos de Páscoa é o verdadeiro clássico dessa data. Para fazer a brincadeira, tudo o que você precisa é esconder alguns ovos de chocolate pela casa. Coloque-os atrás dos móveis, entre as almofadas do sofá ou em lugares inusitados pela cozinha. Se forem mais de 3 crianças, divida-as em equipes!

Quando todos os ovos estiverem escondidos, dê um cesto ou uma vasilha para cada criança e inicie a brincadeira. Você ainda pode utilizar as referências de "quente" ou "frio" para instigar a gincana: quanto mais perto estiverem dos chocolates, diga que está "quente" e quanto mais distante, diga que está "frio". Ou, se quiser, distribua pistas criativas sobre o esconderijo. A equipe que conseguir achar mais ovinhos será a vencedora.

Obs.: Não se esqueça de dividir os ovos igualmente entre todas as crianças da equipe! E ah! Não se limite aos ovinhos. Você também pode esconder barras de chocolate e outros doces e guloseimas pela casa.

2. Estoure a bexiga e encontre surpresas com as crianças

Não é só a busca pelos ovos de Páscoa que envolvem as guloseimas. Você também pode fazer uma brincadeira com bexigas de aniversários e esconder os docinhos dentro. Basta pegar pelo menos 3 bexigas de cores diferentes e opacas (para que não seja possível enxergar o conteúdo) e colocar em apenas uma os doces de Páscoa de sua preferência, como miniovos, doces de chocolate e afins. A brincadeira é estourar a bexiga certa, adivinhando em qual delas está o doce. A criança que acertar, será a vencedora!

Dica: O ideal é que você também encha as outras bexigas com alguns itens para disfarçar o peso e dificultar a brincadeira.

3. Careta de cenoura

A cenoura é um dos outros elementos temáticos de Páscoa. Entre as crianças, ela é conhecida como o alimento preferido do coelho e pode ser utilizada nas brincadeiras. Tudo o que você precisa é descascar algumas cenouras, cortas em rodelas médias e distribuir entre todos os participantes (crianças e pais). A regra é colocar uma rodela no olho (com a cabeça inclinada para trás) e, depois do sinal de início, fazer as rodelas chegarem até a boca somente movimentando o rosto - isto é, sem usar as mãos! Lembrando que os pequenos devem lavar o rosto e as mãos antes de se divertir, ok?

4. Corrida com ovos na colher

Os miniovos de chocolate da Páscoa também podem fazer parte de uma brincadeira de corrida! Você só precisa de algumas colheres, dos ovos e de um local bem espaçoso na sua casa. Funciona da seguinte maneira: entregue uma colher com o ovo para cada uma das crianças, crie uma linha de largada e uma referência para a chegada e determine que a regra é conseguir alcançar a linha de chegada sem deixar o ovo cair da colher!

5. Pintura de ovos com temática da Páscoa

Pintar os ovos de Páscoa também é uma boa maneira de entreter as crianças e estimular a imaginação. Você pode fazer dois furos nos ovos de galinha com uma agulha para retirar o recheio e aproveitá-lo por inteiro na cozinha reservando o conteúdo em potinhos e utilizando apenas as cascas de ovo para pintura. 

Se eles ficarem vulneráveis demais e a casca quebrar facilmente na hora de fazer a arte com as crianças, uma outra alternativa é quebrar uma ponta da casca do ovo (preferencialmente a parte debaixo, fazendo um pequeno buraco), retirar o seu conteúdo, encher o ovo com areia ou terra (para pesar) e colar a ponta da casca novamente com um fita. Depois disso, é só forrar uma mesa com folhas de jornal ou alguma toalha antiga (que possa ficar suja) e distribuir os pincéis e as tintas.

Dica: Se as crianças mancharem as roupas de tinta, recorra ao tira manchas ou aos removedores de tinta à base de água, como álcool. 

Obs.: Não se esqueça de lavar as cascas antes de entregá-las para as crianças! No final da sessão de pintura, deixe os ovos secarem no sol para que a tinta fixe na casca.

Matérias: Fun

Ver mais