Economia do lar

As facas para churrasco que vão facilitar o seu trabalho na grelha

As melhores  facas para churrasco  são a santoku e a de chef - com lâmina fina, de fio liso, com 10 ou 12 polegadas de comprimento, indicadas para cortar picanhas, alcatras, linguiças, queijos e pães de alho
As melhores facas para churrasco são a santoku e a de chef - com lâmina fina, de fio liso, com 10 ou 12 polegadas de comprimento, indicadas para cortar picanhas, alcatras, linguiças, queijos e pães de alho

Se o objetivo é preparar um churrasco completo - com tudo que tem direito e da melhor maneira possível -, ter um bom kit de facas faz toda a diferença. Afinal, o corte correto dos alimentos é fundamental para conservar a maciez, suculência e facilitar na hora de preparar/servir o churrasco. Para te ajudar a se tornar um churrasqueiro de mão cheia, usando apenas os utensílios certos para cada tipo de carne, nós separamos sugestões de facas para churrasco que vão facilitar bastante o seu trabalho na grelha. Vale a pena conferir!

Tenha uma faca de chef ou santoku para cortar e servir as carnes

Para cortar e servir as principais carnes de churrasco, como picanha, alcatra, maminha e contrafilé, a melhor alternativa é recorrer à faca de chef ou santoku - que seja preferencialmente lisa e de 10 ou 12 polegadas de comprimento. A faca de chef, em especial, é indispensável no kit de quem cozinha com frequência: tem uma lâmina fina, de fio bem liso, alongado e uma ponta levemente inclinada, o que facilita o movimento de "sobe e desce" na tábua, sendo ótima para o corte de carnes, linguiças, pães de alho e também de vegetais ou temperos.

A santoku, por sua vez, é um modelo japonês bem semelhante à faca de chef, apenas costuma ser menor, mais rígida e com a ponta menos inclinada - mais indicada para churrasqueiros iniciantes. Vale destacar que o ideal é que ambas as facas tenham lâminas de aço inox (material resistente à ferrugem e fácil de afiar) e um cabo de madeira, que é mais leve e de fácil manuseio.

Obs.: Vale destacar que facas serrilhadas não são indicadas, pois tendem a esfarelar as carnes durante o corte.

Use um cutelo para cortar carnes com ossos

Quando se trata de cortar peças com ossos, como paleta suína, costela, frango e pernil, o ideal é recorrer a outro tipo de faca - que seja mais resistente e garanta um corte mais preciso. O cutelo, para quem não conhece, funciona como um tipo de machado, sendo capaz de cortar carnes maiores e ossadas sem perder o fio a longo prazo. Caso você use a santoku ou outra faca comum, por exemplo, a lâmina tende a se desgastar bem mais com o passar do tempo.

Já pensou em ter uma faca pequena para a desossa?

Na hora de comer costela, frango, paleta e outras carnes com osso, uma boa dica é ter uma faquinha para a desossa. Ela se diferencia por ter uma ponta mais redonda, fio liso e precisa estar bem afiada para facilitar na hora de cortar e separar os ossinhos da peça. Para cortar outras carnes na hora de comer, você pode usar uma faca menor e de fio liso.

Lembre-se de afiar as facas e tenha outros utensílios de churrasco

Além de ter um kit de facas adequado para churrasco, é muito importante criar o hábito de afiá-las. Para isso, você pode usar um amolador comum, uma pedra ou até mesmo uma chaira. Antes de iniciar o preparo das carnes, certifique-se de que todas as facas estão bem afiadas, ok? Além disso, é fundamental ter outros tipos de utensílios, como o pegador tipo pinça para churrasco (que serve para mover as carnes na grelha), uma boa tábua de madeira e um garfão para espetar as peças com mais firmeza na hora do corte. Preparando um conjunto de churrasco completo, não tem erro!

Matérias: Economia do lar

Ver mais